O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso 1 - O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?

1 - Abaixo expomos a letra do samba intitulado “Chico Brito”, composto por Wilson Batista e Afonso Teixeira em 1949,popularizado na voz de Paulinho da Viola.
(l Batista E Afonso Teixeira) (Wilson Batista E Afonso Teixeira)

Lá vem o Chico Brito,
Descendo o morro nas mãos do Peçanha,
É mais um processo!
É maisuma façanha!
Chico Brito fez do baralho seu melhor esporte,
É valente no morro,
Dizem que fuma uma erva do norte.
Quando menino teve na escola,
Era aplicado, tinha religião,
Quando jogavabola era escolhido para capitão,
Mas, a vida tem os seus revezes,
Diz sempre Chico defendendo teses,
Se o homem nasceu bom, e bom não se conservou,
A culpa é da sociedade que o transformouA narrativa apresentada mostra o malandro Chico Brito, individuo que vive na criminalidade e é preso a toda hora. Os autores, porém, não atribuem sua condição a uma falha de caráter. Chicoera em princípio “tão bom” como qualquer outra pessoa, mas o “sistema” não lhe deixara outra oportunidade de sobrevivência que não a marginalidade. Considerando a proposta da música e a leiturados textos sugeridos, faça uma breve análise sobre a influência da sociedade em nossa vida. O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?

Resposta:
- Diferentemente dos animaisirracionais que tem em sua carga genética todas as características para sua sobrevivência mesmo vivendo isoladamente, o humano necessita além da genética de transmissão de conhecimentos por outrosindivíduos, e seu caráter será moldado em conformidade com o grupo cultural que está inserido, e como a sociedade é o conjunto de indivíduos e instituições que impõe as regras a serem seguidas emdeterminado tempo e lugar, e levando em consideração que a natureza do homem é nascer bom e se de alguma forma ele infringe as regras e torna-se mau, concluo que a sociedade faz o homem.
tracking img