O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?

Bom, o Homem como indivíduo faz parte da sociedade. Como uma sociedade tem indivíduos e institutos sociais (família,Igreja, escola, o Estado), os institutos terminam passando as normas, regras e tradições da determinada sociedade para os indivíduos.
Um indivíduo pode tentar se isolar dasociedade, só que nunca deixa de participar da sociedade pelo fato de ter passado, de qualquer maneira, por algum tipo de instituição social, sendo micro ou macro. Então,esse indivíduo nunca estará 100% ignorante das normas e tradições da sociedade.Então, eu diria, concordando com Rousseau, que a sociedade faz o Homem.

em que se evidencia amudança de comportamento do indivíduo em virtude da influência do meio social em que vive.?


Existem alguns casos assim. São pessoas que foram criadas por animais, ouconfinadas em um ambiente fechado, por anos desde crianças tendo, na maioria dos casos, apenas contato indireto com outra(s) pessoa(s), geralmente o(s) confinador(es) ouentão se criaram sozinhas, depois de abandonadas ou perdidas em florestas ou outros ambientes inóspitos. O "Bom Selvagem" de Rousseau usa um caso desses como apoio à ideiadefendida de que o homem é moldado pelo ambiente. Essas pessoas são um bom exemplo de que, ao nascer, o homem é como uma página em branco a ser desenhada pelo meio, especialmenteo social, em que vive. São pessoas que têm um comportamento tipicamente animal, "pensando" como animal. Quando encontradas e retiradas do meio onde estava, geralmente acabamem um manicômio ou algo assim, tidas como doentes mentais; tal é sua dificuldade de se adaptar a vida social humana, pois foram formadas em outro meio que não o humano.
tracking img