O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?

Cultura E Sociedade
Abaixo expomos a letra do samba intitulado “Chico Brito”, composto por Wilson Batista e Afonso Teixeira em 1949, popularizadona voz de Paulinho da Viola:

Lá vem o Chico Brito, Descendo o morro nas mãos do Peçanha, É mais um processo! É mais uma façanha! Chico Brito fez dobaralho seu melhor esporte, É valente no morro, Dizem que fuma uma erva do norte. Quando menino teve na escola, Era aplicado, tinha religião, Quandojogava bola era escolhido para capitão, Mas, a vida tem os seus revezes, Diz sempre Chico defendendo teses, Se o homem nasceu bom, e bom não seconservou, A culpa é da sociedade que o transformou.

A narrativa apresentada, mostra o malandro Chico Brito, indivíduo que vive na criminalidade e épreso a toda hora. Os autores, porém, não atribuem sua condição a uma falha de caráter. Chico era, em princípio, “tão bom” como qualquer outra pessoa,mas o “sistema” não lhe deixara outra oportunidade de sobrevivência que não a marginalidade.

Considerando a proposta da música e a leitura dostextos sugeridos, faça uma breve análise sobre a influência da sociedade em nossa vida:

1. O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?;2. Pesquise em jornais, revistas, internet ou livros casos clássicos em que se evidencia a mudança de comportamento do indivíduo em virtude dainfluência do meio social em que vive.

Questão de múltipla escolha.

Analise a imagem a seguir.

Charles Le Brun (Paris 1619-1690). “América”.