O homem em blaise pascal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Desde o inicio de sua existência o homem, ser que se difere dos animais por possuir a capacidade de raciocinar, levanta diversas questiona sobre si. Vários filósofos procuraram de alguma forma responder tais questões. Entre eles encontra-se o Filosofo Blaise Pascal, que apesar de ser do sec. XVII tem um pensamento atualizado, pois suas teses conseguem trazer resposta para questõesque são levantadas ainda hoje.
Pascal convidará o homem a contemplar, para assim conhecer o mundo e para si conhecer, nesse ato de contemplação o homem percebe o quanto é gigantesco o universo e dessa forma reconhece ainda mais a sua finitude e surge em sua mente uma serie de questões com: Quem é o homem diante desse infinito? Porém quando o homem percebe o mundo e o seu ser, depara com a suasmisérias e pensar nestas coisas traz frustação. Numa tentativa de ser feliz, procura fugir desses pensamentos. Procurando diversas distrações para não pensar em suas misérias. Porém essa atitude leva o homem a infelicidade, já que o mesmo só será feliz pensando bem e voltando o seu pensamento para o infinito.
Uma coisa é certa, todo homem procura a felicidade. Com isso nasce varias teses queprocuram mostrar ao homem como irá encontrar a felicidade. Entre essas teses há os que convidam o homem a uma vida feliz nesse mundo, afirmando só existe esta realidade e por isso, enquanto estiver aqui, o homem deve fazer de tudo para ser feliz. E há também o cristianismo, essa ultima assegura haver um Deus que criou tudo e convida o homem a ter uma vida bem aventurada nesse mundo, e após a morteressuscitar e ter uma vida feliz na eternidade com o seu criador.
Ao primeiro olhar a segunda opção posta a cima se apresenta como a melhor. Todavia, essa segunda tese exige do homem a fé que é um dom do criador, porém afirma Pascal que nem todos os seres humanos a possui. E esses que não possui na sua maioria preferem seguir outros caminhos afirmando que só seguiriam esse Deus se ele fosse provadode maneira lógica racional. Todavia Deus não pode ser provado racionalmente, por isso Pascal apresenta a aposta na existência ou não existência de Deus. Afirmando ainda que é mais vantajoso apostar na existência de Deus, porque para os que optam por este lado, se vencer ganharam tudo e se perderem, nada perderam.
1. O ato de contemplar leva ao autoconhecimento

“O homem, evidentemente, é feitopara pensar: nisto consiste toda a sua dignidade e a sua função.” Ao iniciar esse estudo com essa afirmação, a intenção é fazer com que o leitor comece a pensar, a viver esse estudo sobre “o homem em Pascal”. Surge então aqui um convite para que o homem comece a contemplar o mundo e a si contemplar, e numa tentativa de saber quem ele é, e qual seria a melhor opção para que o mesmo tenha uma vidafeliz (ou pelo menos melhor vivida já que essa opção levaria o homem ao auto crescimento), e porque essa seria a melhor sugestão.
Que o homem contemple, pois, a natureza inteira em sua alta e plena majestade; que afaste a vista dos objetos baixos que o cercam; que observe essa brilhante luz posta como uma lâmpada eterna para o universo; que a terra lhe pareça como um ponto, à custa da vastavolta que esse astro descreve; e que se admire de que até essa vasta volta não passe de um ponto insignificante em relação à que os astros, que rolam no firmamento abraçam.

Para que o homem se conheça e necessário que o mesmo contemple. Contemple a si, contemple o infinito. Inicie então pela natureza, comece a olhar as coisas da terra, o sol, a lua, as estrelas, que comece a imaginar e assimprocure ir além do que os sentidos possam lhe apresentar e perceba quão imenso é o universo.
Hoje com os estudos astronômicos é possível reconhecer o quanto é gigantesco o universo e o que seria a terra diante desse infinito. Os astrônomos, através de pesquisas e observações, afirmam que há, aproximadamente, cerca de cem bilhões de galáxias (Galáxias são conjuntos de planetas, estrelas e...
tracking img