O homem do futuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A pessoa e mundo do Futuro

Este artigo foi escrito em 1979, dez anos antes da crise que levaria ao colapso da União Soviética e consequentemente do Bloco Socialista. Era o fim da Guerra Fria e o início de uma nova ordem mundial que seria denominada “globalização” ou “mundialização do mercado” (global trade). Antes disso havia uma enorme incerteza sobre o futuro da civilização e do próprioplaneta. Já octogenário e no apogeu do eu prestígio como pensador e ativista humanitário, Rogers foi convidado a opinar sobre todas essas mudanças que ocorreriam nos trinta anos seguintes. O texto revela uma enorme lucidez, percepção e síntese daquilo que , na época, se chamava de “mundo do futuro”. Nosso objetivo é saber se Rogers e suas indicações científicas estavam com a razão. Já estamosvivendo o futuro daquele contexto?

Prof. Dalmo - Filosofia e Ética



Um novo mundo , uma nova pessoa - por Car R. Rogers*

Nosso mundo está em uma tumultuada agonia, agonia sem parto. Isto bem pode ser a desintegração precedente à destruição de nossa cultura pelo suicídio de um holocausto nuclear. Por outro lado, o terrorismo, a confusão, o desmoronamento de governos e de instituições podemser as dores de um mundo em trabalhos de parto (...) nas aflições do nascimento de uma nova era (...) do nascimento de um novo ser humano, capaz de viver nessa nova era, nesse mundo transformado. Estamos diante não de uma, mas de várias mudanças inevitáveis de paradigmas. Os velhos padrões se desvaneceram. Isto nos inquieta e nos deixa incertos.

A busca por uma unidade material (moléculas,átomos, núcleos do átomo, inúmeras micro-partículas) do universo foi infrutífera. Ela não existia. As partículas eram padrões de energia oscilante. Toda nossa percepção da realidade se desvaneceu em irrealidade. Nosso mundo era diferente de qualquer coisa que tivéssemos imaginado. Não existe solidez nele.

As pesquisas de J.S. Bell –1964 a 1972 - sugeriram um universo interconectado em cada evento estáem conexão com todos os outros. Partículas gêmeas, com o mesmo spin, poderiam ser separadas. Se o spin de uma dessas partículas é alterado,o spin da outra muda instantaneamente. Como essa partícula “sabe” o que está acontecendo à sua partícula gêmea? Existe no universo um misterioso e desconcertante vínculo de comunicação. Nesse novo paradigma, matéria, tempo e espaço desaparecem como conceitosabsolutos ou como conceitos significantes. Existem apenas oscilações. A solidez de nosso mundo desapareceu. O velho paradigma não serve mais.

A ciência – pedra angular da nossa era tecnológica- não é mais simplesmente um sistema linear de causa e efeito, mas é uma descrição maravilhosamente complexa do processo recíproco de causa e efeito através do qual o universo está criando a si próprio!Fritzjof Capra e Gary Zucav demonstram a convergência entre a física racional e teórica do ocidente e o esoterismo pragmático oriental.A epistemologia de Murayama demonstrou eu os sistemas vivos só podem ser entendidos através do reconhecimento do fato de que existem interações recíprocas de causa e efeito. Estas ampliam os desvios e permitem o desenvolvimento de informação nova e de novas formas.O prêmio Nobel em química Prigogine provou que quanto mais complexa a estrutura –química ou humana – mais energia ela despende para manter a complexidade. O cérebro humano, com apenas 2% do corpo, utiliza 20% do oxigênio disponível. Um sistema complexo é instável e nele ocorrem flutuações ou “perturbações”. Se elas são pequenas ele as dissipa. Se elas são grandes, elas são aumentadas eampliadas pelas conexões do sistema. As perturbações atingem um ponto tal que o sistema –químico ou humano – é conduzido a um estado alterado, novo, mais coerente, mais ordenado e complexo. É uma nova forma de ser. Esta mudança não é uma mudança gradual, é súbita, com vários fatores operando ao mesmo tempo para forçar a alteração. Segundo Ferguson, “Quanto mais complexo um sistema, maior o seu...
tracking img