"O homem cordial” e “jeitinho brasileiro”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Homem cordial - as emoções guiam seus pensamentos,( aquilo que vem do coração) podendo ser a atitude correta ou não tanto para o bem quanto para o mal, sendo assim engano supor que essas virtudespossam significar “boas maneiras”, civilidade e cria essa informalidade natural.
Sua cordialidade preza os princípios sagrados (e são tantos) do nosso modelo consolidado de vida social, impõe seuespírito patriarca e a influência ancestral dos padrões de convívio humano nos meios públicos faz com que tenha dificuldade na transição, deixar de ser um indivíduo para torna-se um cidadão, pois éextremamente individualista, avesso aos rigores e as hierarquias.
Em suma, tendo assim como regra geral a necessidade de estabelecer intimidade com quem se relaciona, transmitindo sua hospitalidade,generosidade e etc. Tendo uma forma de convívio ditada por uma ética na qual o fundo emotivo rege seu modo de ser.

Jeitinho Brasileiro – modo como é chamado o rompimento da burocracia, ou não cumprimentodas leis rigorosas e violando um pouco o formalismo, através de uma ação para sucumbir situações adversas impostas pela sociedade.
Surge de um acontecimento imprevisto, inoportuno e adverso aosobjetivos de cada indivíduo, não cabendo ai uma estratégia para resolvê-lo, e sim uma maneira especial rápida e que produza resultado em um curtíssimo espaço de tempo, não importando esse ser for definitivoou provisório, legal ou ilegal.
Quem concede ou quem recebe o Jeitinho estão sempre em situações iguais, tendo em vista que qualquer um pode receber a retribuição de um jeitinho que não foiconcedido por ela. E fica a noção de que sempre que houver oportunidade as pessoas dão um jeitinho umas para as outras, pelo fato que para se conceder ou conseguir um jeitinho é necessária apenas “boavontade” e não sendo obrigatório qualquer grau de conhecimento entre ambas.
Em suma, o jeitinho para onde começa a corrupção e a diferença entre ambos é qual vantagem material advinda da situação adversa...
tracking img