O homem contemporaneo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O homem contemporâneo experimenta os maiores avanços tecnológicos. Atualmente, a comunicação é instantânea, graças principalmente aos serviços de telefonia móvel e de internet. No entanto, apesar de tamanha facilidade, o homem nunca se disse tão sem tempo e tão estressado, em virtude do ritmo que se imprimiu no seu dia-a-dia, onde tarefas e compromissos acabam por se acumular. Mas, a discussão arespeito do tempo não é tão atual. Na Idade Média, Santo Agostinho já dizia que discutir o tempo é uma tarefa muito complicada, pois basta tentar teoriza-lo, para que o tema aparentemente simples, se transforme em uma discussão complexa.

Parece óbvio, mas, o tempo não é um recurso renovável e perecível, isto é, quando ele acaba, acaba mesmo. Assim, o tempo não utilizado não pode ser estocado parao futuro, ao contrário das economias e da riqueza, de modo que quem não administra seu tempo, desperdiça algo que jamais poderá ser recuperado. O amanhã, o próximo minuto será sempre novo, não cabendo lugar para o que ficou pra traz, por melhor que tenha sido a experiência vivida ou por pior que tenha acontecido.

Interessante, porém, é notar que embora não renovável e não perecível, o tempo é umrecurso democraticamente distribuído. Capacidades, habilidades, inteligência, aptidões e atributos físicos são traços que não são democraticamente distribuídos dentre os seres humanos, em toda a extensão do planeta.

Já o tempo, este sim, seria um recurso democraticamente distribuído, pois o dia tem vinte e quatro horas, tanto para o mais abastardo quanto para o mais miserável. Além disso, é umrecurso que não pode ser apropriado por outra pessoa. O tempo pertence a cada indivíduo, mas cabe a esta pessoa saber utiliza-lo da melhor forma que lhe convier.

Entende-se por administração do tempo a forma correta de utilizar o tempo, para que seja possível a realização de todas coisas consideradas importantes e prioritárias, sejam elas de cunho pessoal ou profissional. Deste modo, quemconsegue administrar o tempo, organiza sua vida, de modo que obtenha tempo para realizar tudo o que gostaria. Mas, quem age de forma inversa, isto é, quem não consegue administrar seu tempo, se diz tão ocupado com as tarefas urgentes e de rotina que, na maioria das vezes, nem se dá conta de que muitas dessas tarefas e rotinas não são tão urgentes e prioritárias, consumindo um tempo desnecessário para suarealização.

Existem mitos que envolvem a administração do tempo. O primeiro dele é talvez o mais popular e se materializa através do bordão: quem administra o tempo, torna-se escravo do relógio. E não seria exatamente o contrário, já que quem administra o tempo coloca-o sob seu controle e torna-se senhor dele? Na verdade, quem não administra seu tempo acaba dominado por ele, pois tende aexecutar tarefas de maneira desordenada, não-planejada, sob pressão, não obedecendo a ordem que gostaria de concretizar tais tarefas. Esse mito se dá principalmente ao fato de que a maioria das pessoas que começam a tentar administrar seu tempo, acreditam ser perfeitamente possível programá-lo por completo. No entanto, administrar o tempo, não é sinônimo de programar a vida em detalhes mínimos.Administrar o tempo é adquirir controle.

Portanto, torna-se óbvio que é importante um planejamento, mas, o mesmo deve ser flexível, como ocorre por exemplo, quando uma pessoa está desenvolvendo determinado trabalho, como realizar um estudo acerca de um tema específico. Ela programa que destinará duas horas para faze-lo. Ocorre que essas duas horas já expiraram e a pessoa está produzindo bem. Então, não hárazão para interromper o trabalho, pelo motivo de que o horário a ele destinado já acabou, a não ser que a tarefa que seria realizada ao final desse período não possa ser remanejada. Enfim, em absoluto, organizar o tempo não é tornar-se escravo dele.

O segundo mito se relaciona com a cultura do brasileiro, o qual  costuma deixar suas tarefas e afazeres para a última hora, alegando que sua...
tracking img