O homem como ser dependente da família

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Produção de textos científicos
Professor Germano
Psicologia – 1º período
Priscila Neves Moreira

Dissertação baseada no filme “Uma vida nova em folha” de OunieLecomte.
Tema: O homem como ser dependente da família.

Uma máquina perfeita
Historicamente, é inegável o fato de que a família contribui para a formação do indivíduo. Vivemos em uma culturabaseada na organização familiar e toda e qualquer pessoa que não esteja inserida nesse contexto sente-se desajustada e desamparada em relação à sua sociedade.
Mesmo não escolhendo a família a qualpertencemos e tendo inúmeros conflitos com ela, nenhum ser humano consegue se ver longe de uma. Somos amparados por nossos familiares, ensinados por eles e são transmitidos a nós não apenas seus genes comotambém suas experiências de vida, seus conceitos e seu modo de ver a vida.
É na família que ocorre toda a essência do conflito do ser humano (de acordo com a psicanálise, pelo complexo de Édipo,elaborado por Sigmund Freud). Portanto, ela é de extrema importância na construção do individuo não apenas enquanto cidadão, mas também como ser humano.
Na tentativa de reparar a falta de uma família, oude adequação a uma “família melhor”, existem os orfanatos. Essas instituições podem representar, na maioria das vezes, grandes traumas na vida de uma criança ou de um adolescente. Visto que todostememos a possibilidade do abandono e da solidão causados muitas vezes pela ausência de um contexto familiar saudável e a falta desse aconchego. Muitos conflitos internos se passam no indivíduo que sofrecom essa solidão.
Provando assim, que a família, mais do que imaginamos, é responsável por quem somos, o que pensamos e como agimos. Somos ensinados desde cedo que devemos em nossa vida construir umafamília perfeita que se encaixe no padrão de perfeição imposto pela sociedade.
Contudo, cada família possui suas singularidades e formas de manifestarem seus sentimentos uns pelos outros, como uma...
tracking img