Homem e linguagem segundo Gadamer
« Anterior / Próximo »
Por maurocastro / 26/11/2010 / Edivaldo de Oliveira Ribeiro, Gadamer / 3 Comentários
Edivaldo de Oliveira Ribeiro



O presente artigo terá por objetivo falar sobre o tema da linguagem, conforme compreendida no pensamento de Gadamer, como o ponto central do ser humano. Então, ao propor este tema é necessário que se fale, também, sobre o homem, uma vez que a linguagem só pode existir por causa do homem e para o homem.

Nestesentido, Aristóteles classifica o homem como o ser vivo que possui “logos” (zoón logikón) sendo essa definição canonizada na tradição ocidental com a forma de que o homem é o animal racional, o ser vivo racional, o ser que se distingue de todos os outros animais pela capacidade de pensar.

Porém, a palavra “logos”, em sua origem, se expressa no sentido de razão, pensar, mas significa também linguagem. Ao definir o homem como zoón logikón, Aristóteles estabelece uma diferença entre o homem e oanimal. Os animais possuem a capacidade de se entenderem mutuamente agindo de acordo com seus instintos sendo a eles permitido pela sua natureza chegarem somente a esse ponto. Ao contrário, ao homem foi dada a capacidade do “logos”, isto é, o homem é o único ser que possui a capacidade de raciocinar, pensar e falar. Por meio desta capacidade ele consegue dominar os seus instintos. “Pela fala o homem tem a capacidade de comunicar tudo o que pensa”[1]. Falar aparece aqui no sentido de tornar visívelao outro, pela sua fala, algo que esteja ausente de modo que o outro também possa vê-lo.

No entanto, a linguagem não constitui o ponto central do pensamento filosófico do ocidente. Embora o Antigo Testamento chame a atenção para o fato de Deus ter entregado ao homem o domínio do mundo dando-lhe poder para nomear os seres como melhor lhe conviesse, fora “justamente a tradição religiosa do Ocidente cristão a principal e única responsável pela paralisação do pensamento acerca da [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 09). O homem como ser da natureza. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Homem-Como-Ser-Da-Natureza/32712532.html

MLA

"O homem como ser da natureza" TrabalhosFeitos.com. 09 2013. 2013. 09 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Homem-Como-Ser-Da-Natureza/32712532.html>.

MLA 7

"O homem como ser da natureza." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2013. Web. 09 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Homem-Como-Ser-Da-Natureza/32712532.html>.

CHICAGO

"O homem como ser da natureza." TrabalhosFeitos.com. 09, 2013. Acessado 09, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Homem-Como-Ser-Da-Natureza/32712532.html.