Homem e linguagem segundo Gadamer
« Anterior / Próximo »
Por maurocastro / 26/11/2010 / Edivaldo de Oliveira Ribeiro, Gadamer / 3 Comentários
Edivaldo de Oliveira Ribeiro



O presenteartigo terá por objetivo falar sobre o tema da linguagem, conforme compreendida no pensamento de Gadamer, como o ponto central do ser humano. Então, ao propor este tema é necessário que se fale, também,sobre o homem, uma vez que a linguagem só pode existir por causa do homem e para o homem.

Neste sentido, Aristóteles classifica o homem como o ser vivo que possui “logos” (zoón logikón) sendo essadefinição canonizada na tradição ocidental com a forma de que o homem é o animal racional, o ser vivo racional, o ser que se distingue de todos os outros animais pela capacidade de pensar.

Porém, apalavra “logos”, em sua origem, se expressa no sentido de razão, pensar, mas significa também linguagem. Ao definir o homem como zoón logikón, Aristóteles estabelece uma diferença entre o homem e oanimal. Os animais possuem a capacidade de se entenderem mutuamente agindo de acordo com seus instintos sendo a eles permitido pela sua natureza chegarem somente a esse ponto. Ao contrário, ao homem foidada a capacidade do “logos”, isto é, o homem é o único ser que possui a capacidade de raciocinar, pensar e falar. Por meio desta capacidade ele consegue dominar os seus instintos. “Pela fala o homemtem a capacidade de comunicar tudo o que pensa”[1]. Falar aparece aqui no sentido de tornar visível ao outro, pela sua fala, algo que esteja ausente de modo que o outro também possa vê-lo.

Noentanto, a linguagem não constitui o ponto central do pensamento filosófico do ocidente. Embora o Antigo Testamento chame a atenção para o fato de Deus ter entregado ao homem o domínio do mundo dando-lhepoder para nomear os seres como melhor lhe conviesse, fora “justamente a tradição religiosa do Ocidente cristão a principal e única responsável pela paralisação do pensamento acerca da linguagem.”[2]... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 09). O homem como ser da natureza. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Homem-Como-Ser-Da-Natureza/32712532.html

MLA

"O homem como ser da natureza" TrabalhosFeitos.com. 09 2013. 2013. 09 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Homem-Como-Ser-Da-Natureza/32712532.html>.

MLA 7

"O homem como ser da natureza." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2013. Web. 09 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Homem-Como-Ser-Da-Natureza/32712532.html>.

CHICAGO

"O homem como ser da natureza." TrabalhosFeitos.com. 09, 2013. Acessado 09, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Homem-Como-Ser-Da-Natureza/32712532.html.