A PSICOLOGIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Com a curiosidade do ser humano de se conhecer a si mesmo melhor, passou-se então a estudar muito mais o ser normal em sua maneira natural de existir e se comportar.
O homem contemporâneo, por uma serie de razões dele próprio, dos seus grupos sociais e do ambiente em que vive, tem apresentado percentualmente um aumento daqueles estados conhecidos como de ansiedade e angustia. E às vezes por não conseguir resolver tudo.
E bem por isso que grande numero de pesquisas feitas atesta, um significativo aumento percentual do consumo de drogas, acompanhado de grande numero de atos delinqüentes.
É normal que cadapessoa tenha uma tendência natural de considerar sua problemática individual de forma prioritária, ou seja, mais importanto do que o problema dos outros e por isso que faz de si e das suas vivencias um ponto de referencia do universo no qual se encontra.

Aos poucos, os cientistas do comportamento foram compreendendo que poderiam ajudar mais efetivamente as pessoas a medida que facilitassem que elas mesmas se conhecessem.
Apesar do interesse em se conhecer melhor, grande parte dos indivíduos não parece ter coragem suficiente para assumir perante os demais suas dificuldades de ajustamento, isto é, seu mal-estar interior. As pessoas no geral falam comnaturalidade de suas doenças físicas, mas não se sentem bem em falar sobre seus problemas psicológicos.
Como ciência que visa ao estudo do comportamento humano, a psicologia é, hoje, mais acessível as pessoas em geral e seus conceitos se despiram de uma retória cientifica de difícil apreensão, para retratar com maior simplicidade a realidade existencial do dia-a-dia de cada um.
Num sentido bem mais amplo, sabemos que todos tem problemas consigo mesmos e podemos estar certos de que existência de tais problemas internos não significa, necessariamente, anormalidade psíquica. Os chamados problemas e situações desagradáveis exigem que cada um se utilize [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). O homem atual: comportamento e autoconhecimento. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Homem-Atual-Comportamento-e-Autoconhecimento/178194.html

MLA

"O homem atual: comportamento e autoconhecimento" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Homem-Atual-Comportamento-e-Autoconhecimento/178194.html>.

MLA 7

"O homem atual: comportamento e autoconhecimento." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Homem-Atual-Comportamento-e-Autoconhecimento/178194.html>.

CHICAGO

"O homem atual: comportamento e autoconhecimento." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Homem-Atual-Comportamento-e-Autoconhecimento/178194.html.