O homem amazonico e o meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O impacto humano se transformou com o passar do tempo em função das mudanças no tamanho e na distribuição espacial das populações devido a estas responderem a vários estímulos do mercado e dogoverno. O que inclui atividades vinculadas a incentivos fiscais, especulação imobiliária, reforma agrária, crédito agrícola e financiamento de outras atividades e grandes projetos de infra-estrutura, taiscomo rodovias e barragens hidrelétricas.
O meio ambiente pode afetar a população humana através de mudanças climáticas e pela degradação da capacidade produtiva dos sistemas, por exemplo, pordegradação do solo, poluição da água, e perda de recursos bióticos tais como populações comercialmente valiosas de árvores e peixes. As atividades humanas têm uma larga gama de efeitos sobre o meio ambiente, evice-versa.
Eventos recentes como as secas na Amazônia, no Sul do Brasil, na Espanha e Austrália, os invernos intensos da Ásia e Europa, as ondas de calor da Europa 2003, o furacão Catarina no sul doBrasil em 2004 e os intensos furacões no Atlântico Norte durante 2005 são atribuídos ao aquecimento global, ainda que as evidências da relação entre eles sejam imprecisas. O que se sabe é que estesfenômenos têm afetado a população, com grandes perdas em vidas humanas e na economia, agricultura, saúde e com impactos graves nos ecossistemas.
Os principais causadores do aquecimento global noBrasil são o desmatamento, fogo e a agricultura, é possível observar que, no período de 1951-2002, as temperaturas mínimas cresceram em todo o país, apresentando um aumento expressivo de até 1,4°C pordécada. O Brasil é extremamente vulnerável às mudanças climáticas atuais e, mais ainda, às que se projetam para o futuro, especialmente quanto aos extremos climáticos. Estudos mostram que, no Brasil, atemperatura média aumentou aproximadamente 0,75°C até o final do século 20.
As atividades antrópicas ocorridas principalmente nos últimos 25 anos causaram grandes problemas ambientais na região...
tracking img