O hip hop ( cultura corporal)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura Corporal (O Hip Hop)

Breve Histórico do Hip Hop
    Uma das primeiras manifestações do Hip Hop pela vertente da dança de rua (street dance) surgiram por volta de 1929, época de grandecrise econômica nos Estados Unidos. Músicos e dançarinos que trabalhavam em cabarés haviam perdido seus empregos e foram para as ruas fazer seus shows.
    O Hip Hop (que significa literalmente saltarmovimentando os quadris) é considerado uma espécie de cultura e/ou movimento formado pelos seguintes elementos: O RAP, o Graffiti e o Break. Para muitos é um estilo de vida, com linguagem própria.    O RAP - Rhythm and Poetry (ritmo e poesia) é a expressão musical-verbal da cultura. Tem sua origem na Jamaica, por volta de 1960, onde a população dos guetos, com poucas opções de lazer, ia para asruas e ouvia músicas em sound systems (sistemas de som). Enquanto as músicas tocavam, uma espécie de mestre de cerimônia (MC) discursava sobre as carências da população, os problemas econômicos e aviolência nas favelas.
    Na década de 70, muitos jamaicanos migraram da ilha do Caribe para países americanos, dentre eles os Estados Unidos. Nos guetos de Nova York, o MC Kool Herc foi um dos principaisresponsáveis pela divulgação desse novo estilo de fazer música.
    O Graffiti representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos feitos por grafiteiros nas ruas das cidades espalhadas pelomundo e, o Break dance - literalmente significa dançar com movimentos quebrados - forma a base da dança de rua nos moldes atuais. Ex. Filme Wild Stile.
    Posteriormente, a cultura Hip Hop foidifundida em todo o mundo e a influência latina é muito significativa em todo trabalho e, em sentido de 'mão dupla', também é influenciada em uma releitura permanente que se adapta e se transforma deacordo com as características de cada local.

Possibilidades de atuação com a dança de rua
* Manifestação espontânea - pessoas que se identificam com esse tipo de dança, forma de expressão...
tracking img