O guarani

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Relações implícitas no texto que facilitem a compreensão.

O romance é composto, em grande parte de personagens e episódios, mas a grande sacada do autor foi a das “imagens” que a história traz.Pois, estas conduzem o leitor aos fios mais importantes da narrativa. São imagens que impõem um caráter físico, ou seja, induz leitor a imaginar as cenas e os personagens. E são estas imagens quefazem a ponte entre a narrativa e o leitor, facilitando de forma implícita a compreensão.

* Evidenciar construções linguísticas do texto.

A linguagem do texto é simples, porém, não muitosimplificada. Trabalhando habilidosamente as possibilidades e contradições do romance romântico, usa com muita liberdade a trama romântica, do efeito épico, do lirismo, da mitologia, da ideologianacionalista, além do grande uso de “imagens”, como se o leitor estivesse dentro da história, povoado pelas forças da natureza, absorvido pela beleza da cena, mais do que pelas intrigas.

* Identificarintenção, época, local, interlocutores, tecnologia, etc.

A intenção da obra é voltada para a idealização heroica do índio; os valores como o Bem, o Belo, o Justo e o Verdadeiro são destacados. Oromance valoriza o índio como representante máximo da brasilidade. A época vivida na obra é a da primeira metade do século XVII, em que o local mais presenciado era a natureza e, de forma que os personagenstenham contato direto com a mesma, sendo possível haver uma relação entre a vida

* Reconhecer os tipos discursivos: narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo e injuntivo no texto lido.Os discursos utilizados na obra tratam-se dos narrativo e descritivo, por tratar-se de um romance indianista em que há a presença de um narrador onisciente (ou seja, que conta a história), e pelagrande quantidade de detalhes encontrados na obra através da descrição de tal narrador, em que o leitor vive a história “inconscientemente”.

* Opinar e argumentar sobre o texto lido.

"O...
tracking img