O grupo nas organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE
Introdução 2
O grupo nas organizações 3
1.Definição 3
2.Distinção entre grupos formais e grupos informais 3
3.Importancia de estimular o mérito do grupo nas organizações 3
4.Status epapéis do grupo 3
Status 3
Papel 3
5.Tecnicas de tomada de decisão em grupo 4
Conclusão 5
Bibliografia 6


Introdução
O homem sempre foi um ser social por isso, ele é incapaz de viverisoladamente. Na teoria das relações humanas chegou-se a conlusão que o homem numa organização, trabalha melhor e motivado em equipe que são os conhecidos grupos organizacionais.
Este trabalho vem dar umabreve apresentação do grupo nas organizações desde seu conceito tipos, importância, papeis e status até técnicas de tomada de decisão,sendo estes pontos de analizar 

O grupo nas organizações1.Definição
Grupo define-se como uma unidade organizacional constituída por pessoas com papéis interdependentes onde estas interagem entre si de tal forma que cada uma influencia e é influenciada pelasdemais, são orientadas para objectivos comuns e que regulam o seu comportamento por um conjunto específico de normas.

2.Distinção entre grupos formais e grupos informais
Grupos formais são aquelescriados pela administração para desempenhar determinadas funções no âmbito da organização enquanto que os grupos informais são formados espontaneamente pela vontade dos seus membros. Geralmente, osgrupos informais surgem “dentro” dos grupos formais e têm influência importante sobre o seu funcionamento. Por vezes, um grupo informal “se formaliza”, como por exemplo, na formação de uma associação defuncionários, sindicatos, etc.

3.Importancia de estimular o mérito do grupo nas organizações
Sabendo-se que trabalhar em equipe é melhor que trabalhar individualmente, esta forma de trabalho,melhora o desempenho, no trabalho em equipe onde cada membro sabe o que os outros estão a fazer e qual a importância para o sucesso da tarefa, eles tem objectivos em comum e densevolvem metas colectivas...
tracking img