O Grupo de Laocoonte uma escultura representativa do per odo helen stico grego

1887 palavras 8 páginas
O Grupo de Laocoonte é uma escultura representativa do período helenístico grego. A obra é mencionada na História Natural, de Plínio, o Velho, na qual é relatado que se encontrava, originalmente, na residência do Imperador romano Tito. Plínio atribui sua autoria aos escultores Hagesandro, Atenodoro e Polidoro, da ilha de Rodes. A escultura foi encontrada em 1506, em Roma, tendo causado grande impressão aos artistas da época. Foi adquirida, ainda em 1506, pelo Papa Júlio II, encontrando-se até hoje no Vaticano. Imaginou-se, por um tempo, tratar-se do original grego descrito por Plínio, mas hoje se acredita ser uma cópia ou reconstituição romana.
O grupo é composto por três figuras humanas sendo atacadas por duas serpentes, que se enrolam em seus corpos. As figuras humanas são compostas por um homem adulto, Laocoonte, e dois jovens púberes, seus filhos. Os três estão nus, contorcendo-se e demonstrando uma atitude desesperada para se livrar do ataque das serpentes. Integra o grupo também uma espécie de pedestal de altura baixa e formato quadrilátero, coberto parcialmente por tecidos, que podem representar vestes retiradas às pressas ou que caíram.
Laocoonte está situado no centro do grupo escultórico, sentado parcialmente no pedestal, com sua perna esquerda semi-esticada para a esquerda e para trás, como se estivesse tentando levantar ao mesmo tempo em que tenta se desvencilhar das serpentes. Seu dorso está levemente voltado para seu lado direito, considerando o ângulo de um espectador situado de frente ao grupo escultórico. Seu rosto possui barba e cabelo de comprimento médio e ondulados, estando inclinado para seu lado esquerdo em um ângulo de aproximadamente 45º. Seu corpo mostra uma musculatura muito definida, dando a impressão de estar muito contraído. Seu braço esquerdo está semi-esticado para baixo segurando uma das serpentes. Seu braço direito está voltado para cima e dobrado no cotovelo, com o antebraço voltado em direção ao seu rosto, estando cortado na

Relacionados