O grande desafio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História política da Mesopotâmia 

A Mesopotâmia foi povoada por diversas tribos que disputavam áreas de terras cultivadas, causando uma série de lutas constantes na região. 

Os primeiroscentros urbanos da Mesopotâmia surgiram quando os agricultores, povos das planícies, começaram a erguer redutos com o intuito de se proteger dos intensos ataques dos povos pastores das montanhas. Essedesenvolvimento urbano possibilitou a especialização de várias profissões e o aprimoramento tecnológico. No decorrer do tempo, as cidades mesopotâmicas começaram a se estabelecer em grandes centros decomércio, graças à influência de outras civilizações.
O primeiro Império Babilônico 1800 1600 a.C. 


Estela babilônica, que mostra o rei Hamurábi recebendo do deus Shamash as leis que constituíram oseu código. | O arruinamento das cidades sumérias favoreceu a independência da cidade de Babilônia que passou a ser um importante pólo comercial tendo o controle do transito do rio Eufrates. 

Osamoritas se estabeleceram na Babilônia durante a Média Mesopotâmia. 

Hamurábi é considerado o rei mais importante da Babilônia por ter formado o primeiro código de leis escritas que se conhece,fundamentado na antiga Lei de Talião: “Olho por olho, dente por dente...” 

Durante o império de Hamurábi os babilônios dominaram toda a Mesopotâmia estabelecendo um Estado unificado. Porém, ocorreramdiversas invasões, e em 1700 a.C dois povos invadiram a Babilônia, os hititas e os cassitas, acabando definitivamente com a unidade política da cidade. |

O império Assírio 1875 a 612 a.C. 

Apósas constantes invasões na Babilônia e com a morte de Hamurábi, os assírios dominaram a cidade. Esses povos são provenientes das regiões áridas e estéreis do norte da mesopotâmia. 

Os assíriosficaram muito conhecidos pela grande capacidade de fazer guerra e pelo modo cruel que eles tratavam os prisioneiros. 

O Império Assírio alcançou um considerável desenvolvimento cultural, especialmente...
tracking img