O grande desafio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Grande Desafio
Cenas iniciais do filme: dentro de um ônibus a câmera focaliza homens e mulheres brancos sentados nos bancos dianteiros. Ao caminhar em direção ao fundo do ônibus, focaliza uma mulher jovem e negra sentada nos últimos bancos junto a outros homens e mulheres negros. Cena posterior: a mesma mulher jovem de pé, com bagagens e ao seu lado um banco vazio com a seguinte inscrição:“somente para brancos”.
Num contexto histórico de segregação racial vivido pela sociedade norte-americana da década de trinta, um professor da pequena faculdade texana de Wiley seleciona um grupo de estudantes para sua equipe de debates no ano de 1935. A faculdade de Wiley era uma instituição metodista, voltada exclusivamente para a educação de estudantes negros. O grupo de debates da mesma jáexistia antes da orientação do professor Tolson (protagonista do filme), mas somente ganhou prestígio e projeção nacional a partir da atuação do referido educador. É importante salientar que Melvin Tolson foi um personagem histórico, importante escritor afro-americano engajado nas lutas dos negros. A história foi baseada em fatos reais.
O que, inicialmente nos parece um filme sobre a luta política dosmovimentos negros em prol da conquistas dos direitos civis, se revela ao longo do filme como uma interessante reflexão sobre o ato de educar.
Ao analisarmos o filme em sua profundidade, a temática central do longa metragem deixa de ser a luta contra o regime de segregação racial e passa a ter como primeiro plano a compreensão do ato de educar como um ato político.
Em relação a este assunto,as reflexões de Paulo Freire se fazem pertinentes e nos ajudam a refletir sobre as implicações do “mundo social” no “mundo da escola”. Segundo este pedagogo-filósofo:

“Não há nem jamais houve prática educativa em espaço-tempo nenhum de tal maneira neutra, comprometida apenas com idéias preponderantemente abstratas e intocáveis. Insistir nisso e convencer ou tentar convencer os incautos de queessa é a verdade é uma prática política indiscutível com que se pretende amaciar a possível rebeldia dos injustiçados. Tão política quanto a outra, a que não esconde, pelo contrário, proclama, sua politicidade. (...) .

De acordo com a pedagogia libertadora de Freire, o professor Melvin Tolson pode ser compreendido como um “educador libertário”, pois é um educador crítico: dos conteúdos, dosprogramas e instituições oficiais, da sociedade e todas as esferas de reprodução de formas de opressão e, inclusive, de si mesmo. Ele advoga por uma pedagogia engajada, radical e crítica em relação aos processos educacionais fundados em bases opressoras e autoritárias. Nesta perspectiva, não há lugar para a neutralidade da educação e do educador.
Conforme retratado no filme, podemos perceber oforte comprometimento do professor Tolson com as lutas sociais da localidade na qual ele vivia. O longa mostra o seu envolvimento com a política local, com a formação dos sindicatos dos trabalhadores rurais, que neste caso superava a questão racial. Já o envolvimento com os seus alunos focava as problemáticas cotidianas relacionadas ao preconceito racial vividos pelos seus alunos e familiares.Momento fundamental do filme é a primeira aula ministrada pelo professor Melvin Tolson para a turma de estudantes do ano de 1935. Assim que o professor adentra na sala de aula ele inicia a declamação do poema “I, Too, Sing America”, de Langston Hughes, no qual o tema principal é a inclusão do negro como cidadão na sociedade norte-america. O último verso do poema resume bem essa reivindicação: “I, too,am America”. Hughes foi um dos expoentes do movimento conhecido como "Renascimento do Harlem", movimento artístico que celebrava a cultura negra dos EUA nos anos 1920 e 1930.
Após a declamação do poema, a palavra escrita no quadro é “Revolução”. E a revolução a qual o professor Tolson se refere é exatamente ao movimento dos artistas negros do Harlem que estava em curso naquela época. Era...
tracking img