O governo regencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Período Regencial (1831 – 1840)
Situação política
No período do primeiro império D Pedro I abdicou o trono para seu filho que na época era menor de idade e assim constituiu no Brasil o períodoregencial (1831-1840). A constituição do império estabelecia que o Brasil fosse governado por três regentes eleitos pelo poder legislativo, enquanto o imperador não atingisse a maioridade.
  
Fasesdo período regencial
O período regencial passou por três fases:
1.   Regência trina provisória (1831)
2.   Regência trina permanente (1831 – 1834)
3.   Regência una (1835 -1840)
Regência trinaprovisória
Na data de abdicação de D Pedro I a assembléia nacional estava de férias, assim os poucos políticos que lá encontravam resolveram eleger uma regência provisória para governara nação atéa volta. Essa regência teve duração de aproximadamente três meses. Entre as principais medidas tomadas pela regência provisória, está:
§        Volta do “ministério dos brasileiros”
§       Suspensão parcial do uso do poder moderador pelos regentes
§        Anistia às pessoas presas por motivos políticos
Apesar de manter as estruturas do antigo império, às atitudes tomadas pelaregência trina provisória foram de caráter liberal e antiabsolutista.

Regência trina permanente
Reunindo senadores e deputados de todo o Brasil, a assembléia geral elegeu a regência trina permanente.A nova regência era composta pelos deputados João Bráulio, José da Costa Carvalho e Brigadeiro Francisco de Lima e Silva.
Para impor a ordem, o governo precisava de uma força militar fiel, nãopodia ser os militares, pois a qualquer momento poderiam revoltar contra o governo. Assim a solução criada foi à criação da Guarda Nacional: uma policia de confiança do governo e das classes dominantesagrárias.

Grande reforma na constituição
Em 1834, aconteceu uma grande mudança na constituição, onde foi instituído o Ato Adicional, que dizia: a regência seria exercida por apenas um regente,...
tracking img