O governo do estado do espirito santo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GOVERNO DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO

COMPORTAMENTO DO GOVERNO DO ESTADO: LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO.

No cenário atual a conjuntura do Espírito Santo é marcada por um momento muito favorável: de 2006 até agora o Governo do Espírito Santo tem se preocupado com a recuperação da crise de Estado (corrupção) e da boa imagem do estado no panorama nacional; o governo recuperou as finançasdo estado, introduziu um espírito ético na gestão do bem público e tem bons projetos; boas relações entre governo executivo e empresariado, com repercussão na atração de novos investimentos; preocupação com o desenvolvimento integrado (todo o território); descoberta de petróleo e bons índices de crescimento econômico, mas bancada federal sem força. Este otimismo é menos registrado no Sul.
Nointerior, a visão sobre o executivo estadual é menos positiva do que na RMGV – Região Metropolitana da Grande Vitória, diferença, para o menos positivo, mais destacada no Norte.

Em relação às percepções da população capixaba podemos citar que os cidadãos sentem que o Norte do estado é mais desenvolvido já os moradores do Sul se sentem um pouco abandonados. (Em relação à apreciação do atual governo,observa-se um menor entusiasmo no norte).
Falando no comportamento do Poder Legislativo observamos nos Governos de 2006 até o ano de 2012 melhorias pouco significativas.
No que tange ao comportamento do Judiciário observamos grande morosidade.

A pesquisa qualitativa do Estado do Espírito Santo relata ainda que no tocante a estrutura do Estado, observa-se:
1. Grandes empreendimentosindustriais favoreceram pequenos e médios negócios.
2. Atividade agrícola como fundamental (desenvolvimento local, ocupação de mão de obra e renda, fixar o homem do campo).
3. Relevantes gargalos de infraestrutura a serem superados: BR 101, aeroporto, ampliação das ferrovias, melhoria dos portos, terminal de contêineres.
4. Governo do Estado lento na tomada de decisões e na implementação de ações.
Nãohouve, na descrição do Espírito Santo, nenhuma divergência de monta, apenas distinções de ênfase. Por exemplo, a reclamação contra o precário funcionamento dos serviços sociais do estado foi mais forte no interior, e principalmente, no Norte. A sinalização dos altos índices de violência foi mais forte na RMGV – Região Metropolitana da Grande Vitória e, no interior, mais no Norte do que no Sul.Diante do exposto, citamos que o estado do Espírito Santo é governado por três poderes, o executivo, representado pelo governador, o legislativo, representado pela Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, e o judiciário, representado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo e outros tribunais e juízes. Também é permitida a participação popular nas decisões do governo atravésde referendos e plebiscitos.
A atual constituição do estado do Espírito Santo foi promulgada em 1989, acrescida das alterações resultantes de posteriores emendas constitucionais.
A Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, em Vitória, é a sede do poder legislativo estadual.
O Poder Executivo capixaba está centralizado no governador do estado, que é eleito em sufrágio universal e votodireto e secreto, pela população para mandatos de até quatro anos de duração, e podem ser reeleitos para mais um mandato. Sua sede é o Palácio Anchieta, que desde o século XVIII é a sede do governo capixaba. A residência oficial do governador fica na Praia da Costa, localizada no município de Vila Velha.
O Poder Legislativo do Espírito Santo é unicameral, constituído pela Assembleia Legislativa doEstado do Espírito Santo, localizado na Enseada do Suá. Ela é constituída por 30 deputados, que são eleitos a cada 4 anos. No Congresso Nacional, a representação capixaba é de 3 senadores e 10 deputados federais. A maior corte do Poder Judiciário capixaba é o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, localizado na Enseada do Suá. Compõem o poder judiciário os desembargadores e os juízes...
tracking img