O golpe militar de 1964

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTEXTO POLÍTICO E SOCIAL DO GOLPE MILITAR DE 1964











Débora Benevides dos Santos - RA. 2011121820
Helenice Aparecida da Cunha Oliveira - RA. 2011090380
Ivoneide Elita da Silva - RA. 2011111956
Roseane Maria Ferreira - RA. 2011123601
Solange Melo Oliveira de Jesus - RA. 2011111476
Guarulhos
2012
O CONTEXTO POLÍTICO E SOCIAL DO GOLPE MILITAR DE 1964

Ascausas que favoreceram ao golpe militar ocorrido no Brasil no ano de 1964 são umas somatórias de diversos acontecimentos políticos e sociais ocorridos ao longo da história republicana brasileira. As principais políticas que desencadearam o golpe foram em relação á propostas de implantação de um conjunto de reformas entre elas a reforma agrária.
O governo de Juscelino Kubitchek seria atacado portentativas de golpe em 1955, mas quem sofreria o impacto maior seria João gourlat em 1964.
O sucessor de Juscelino Kubitschek é quem causaria problemas no destino político brasileiro. Jânio Quadros foi eleito com grande maioria dos votos, com tamanho apoio popular o presidente acreditou que o povo estaria do seu lado de toda forma e elaborou um plano para que seus poderes aumentassem. Opresidente Jânio Quadros anunciou sua renúncia pelo rádio em 1961 esperando que a notícia causasse espanto no congresso e na população, se corresse como o esperado Jânio Quadros imaginava que seria procurado para voltar ao poder e não causar instabilidade política e então o ex-presidente aceitaria a proposta de retornar ao cargo somente se lhe fosse dado plenos poderes para governar. Entretanto, oplano de Jânio Quadros passou longe do esperado, sua renúncia foi aceita e nada foi feito para que voltasse ao poder.
O vice de Jânio Quadros era João Goulart, político que surgiu durante o segundo governo de Getúlio Vargas.
Ao assumir a presidência, em1961 Jango, como era popularmente chamado, enfrentou sérias oposições. A política de Jango tinha claras influências de esquerda,pretendia fazer reformas de base que incluíam reforma agrária, cortes de subsídio dados da importação de certos produtos, reforma urbana, reforma bancária, reforma eleitoral e reforma educacional. A solução encontrada pelos opositores para impedir o governo de Jango, foi instalar o parlamentarismo no Brasil, deste modo haveria presidente, mas as decisões seriam efetivamente tomadas pelo PrimeiroMinistro.
O parlamentarismo foi aplicado e as decisões do Estado ficaram por conta de três Primeiros Ministros: Tancredo Neves, Francisco de Paula Brochado da Rocha e Hermes Lima. Em 1962 os políticos contrários ao parlamentarismo conseguiram que fosse realizado um plebiscito no qual a população escolhesse entre o presidencialismo e o parlamentarismo. O presidencialismo ganhou e Jango tentoufinalmente governar conciliando suas reformas de base com os interesses conservadores. Houve então um desarranjo na situação brasileira, a inflação cresceu aceleradamente, as medidas econômicas causaram insatisfação política, estudantes chegaram a organizar movimentos em defesa das ideologias de esquerda, o que só criaria motivos para a perseguição militar mais a frente.
O presidente JoãoGoulart e seus aliados criaram políticas que só causaram insatisfação nos conservadores de direita. Leonel Brizola criou o “grupo dos onze” para fiscalizar parlamentares e militares e pressionar o congresso para aprovar as reformas de base. As contestações cresceram, a imprensa deu início a uma campanha contra o radicalismo ideológico de Jango, alertando para o caminho escolhido pelo presidente delevar o Brasil para um regime comunista. Estouraram várias revoltas e greves pelas ruas do país, levando Jango a pedir o estado de sítio, que foi revogado pelo congresso.
O grande estopim que colocaria os militares em cena e determinados a tomar o poder através de um golpe seria o discurso de João Goulart e Leonel Brizola feito no dia 13 de março de 1964 na Central do Brasil, Rio de...
tracking img