O gesso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Hoje em dia é muito comum ser utilizado em decorações como: vasos ou outro objeto, em construções como roseta, como reboco, divisória, forro falso, artesanato e mais importante ainda como gizescolar.
Na natureza ele se encontra em diversas formas principalmente agregado a outras substâncias, (rochas) Gipsita, anidrita, alabastro, mas pode ser preparado sinteticamente do carbonato de cálcio comácido sulfúrico. 
Sendo assim . . .
 se utilizarmos 17,6 g de mármore (carbonato de cálcio) e reagir com o ácido, quanto de sulfato,conseguiremos produzir???

Carbonato de Cálcio(CaCO3): 100g/mol
Ácido Sulfúrico(H2SO4): 98 g/mol
Sulfato de Cálcio(CaSO4): 136 g/mol
 
CaCO3 + H2SO4 ---> CaSO4 + CO2 + H2O
 
100g de CaCO3 ---- 136g de CaSO4
17,6g de CaCO3 ------ X de CaSO4
X= 136 * 17,6/100 
X= 23,936
R: Conseguiremos produzir 23,936g CaSO4


Pesquise na Internet e apresente duas reações orgânicas (de qualquer tipo, à sua escolha) que sejam usadas ou que estejam relacionadas a:I. análise de fármacos
II. análise de alimentos
III. análises toxicológicas

Hidrogenação Catalítica

Esta reação de adição ocorre em alcenos e alcinos. O gás hidrogênio é adicionado com aajuda de um catalisador. Pode ser usado o metal níquel (Ni) ou platina (Pt).
Também podemos chamar esta reação de reação de Sabatier-Senderens.
Na indústria química de alimentos é muito conhecida.Serve de base para a produção de margarinas a partir de óleos vegetais.

alldayru69lw6.jpg

Os óleos vegetais possuem ligações duplas. A reação de adição, hidrogenação catalítica transforma essesóleos, que são líquidos em gorduras, que é sólida.

Óleo + nH2 → gordura

(líquido insaturado) (sólida saturada)



Oxidação de Álcoois PrimáriosOs álcoois primários se oxidam com oxidantes enegéticos, como o permanganato de potássio e dicromato de potássio, em meio sulfúrico. O produto desta oxidação é aldeído. Com mais quantidade de...
tracking img