O gerente financeiro e seus desafios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O GERENTE FINANCEIRO E SEUS DESAFIOS




As atividades que um Gerente Financeiro desenvolve ao longo de sua jornada de trabalho visando o bom desempenho econômico-financeiro do empreendimento são muito desgastantes, mas acima de tudo, muito belas e importantíssimas. Todas, sem discriminação, merecem muita atenção do profissional e exigem conhecimento de Informática, Matemática Financeira,Contabilidade, Administração, Economia, Relações Humanas, etc. O Gerente Financeiro deve ter uma visão holística da empresa para que possa enxergar todos os setores, a interatividade entre os mesmos, e criar controles internos eficientes, eficazes e efetivos para se antecipar aos futuros problemas. Este profissional nunca deve agir como um bombeiro, ou seja, resolvendo os problemas depois delessurgirem, ele deve, e sim, criar controles internos, antecipando-se aos problemas para que os mesmos não surjam ou, quando surgirem, não se tornem tão complexos a ponto de não resolvê-los num curto espaço de tempo. Dentre as várias atividades exercidas pelo Gerente Financeiro, destaca-se a Gestão de Tributos, a Formação do Preço de Venda, a Auditoria, o Controle das Contas a Pagar, o Controle dasContas a Receber, o Controle das Aplicações Financeiras, o Controle dos Saldos Bancários, a Administração do Fluxo de Caixa, a Análise das Demonstrações Financeiras, o Gerenciamento de Pessoas e tantas outras atividades não menos importantes do que as citadas.


O conhecimento sobre as legislações dos tributos que incidem sobre as operações da empresa é de fundamental importância para o GerenteFinanceiro, fazendo da GESTÃO DE TRIBUTOS uma das atividades mais desgastante deste profissional. A elisão fiscal, que consiste na economia lícita de tributos, deixando-se de fazer determinadas operações ou realizando-as de forma menos onerosa possível para a empresa é um dos desafios que exige muito estudo e pesquisa por parte do Financeiro. Um bom exemplo seria uma indústria que passasse a utilizaro plástico ao invés do vidro como embalagem para os seus produtos com redução da carga tributária. Este estudo caberia ao Financeiro, calculando, inclusive, o retorno do investimento. Outro desafio seria o de decidir sobre qual a melhor forma de tributação para a empresa, ou seja, Lucro Real ou Lucro Presumido ou ainda a opção pelo SIMPLES, a busca por incentivos fiscais junto aos governos(União, Estados e Municípios), o cálculo correto dos tributos como forma de auditar e ao mesmo tempo fazendo o planejamento tributário, os parcelamentos de possíveis dívidas fiscais e outros assuntos relacionados à legislação tributária, fazem do Financeiro uma exigência muito grande em termos de conhecimento das legislações tributárias.


Outra atividade não menos importante e que faz parte doconhecimento do financeiro é o estudo para a FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA dos produtos ou serviços. Saber precificar corretamente é transferir toda a estrutura operacional da empresa, toda carga tributária e mais a margem de lucro desejada para o preço de venda do produto ou serviço. As vezes acontece de a empresa vender um determinado produto pelo preço de mercado e este produto gerar prejuízo porque amesma tem uma estrutura operacional muito pesada e caso a repassasse, o preço ficaria bem acima ao do mercado. Se não se tem conhecimento da correta precificação, a empresa ficará operando no prejuízo sem a diretoria sequer saber. Se for uma política desenvolvida pelo Financeiro que tem como objetivo atrair clientela, sabendo-se o quanto está se deixando de ganhar num produto para ganhar noutros,tudo bem, mas se a política de precificação não for desenvolvida pelo Financeiro o resultado será catastrófico. O que se percebe muito no mercado varejista é que a precificação é feita da seguinte forma; dobrar-se o preço de custo da nota fiscal para obter-se o preço de venda. Uma política suicida. A política de descontos e promoções, também devem passar pelo crivo do Financeiro para que se...
tracking img