O gato preto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Gato Preto – Edgar Allan Poe
O Gato Preto (em inglês: The Black Cat) é um conto de Edgar Allan Poe. Foi publicado em uma edição do Saturday Evening Post de 19 de agosto de 1843. É um estudo dapsicologia da culpa.
Edgar Allan Poe
Edgar Allan Poe (Boston, 19 de janeiro de 1809 – Baltimore, 7 de outubro de 1849) foi um escritor, poeta, romancista, crítico literário e editor estado-unidense.Poe é considerado, juntamente com Jules Verne, um dos precursores da literatura de ficção científica e fantástica modernas. Algumas das suas novelas, como The Murders in the Rue Morgue (Os Crimes da RuaMorgue), The Purloined Letter (A Carta Roubada) e The Mystery of Marie Roget (O Mistério de Maria Roget), figuram entre as primeiras obras reconhecidas como policiais, e, de acordo com muitos, assuas obras marcam o início da verdadeira literatura norte-americana. Diferentemente da maioria dos autores de contos de terror, Poe usa uma espécie de terror psicológico em suas obras, seus personagensoscilam entre a lucidez e a loucura, quase sempre cometendo atos infames ou sofrendo de alguma doença. Seus contos são sempre narrados na primeira pessoa.
Resumo – O Gato Preto
O narrador é um homemque está preso e irá cumprir pena de morte, mas um dia antes de morrer conta, por meio de uma carta, uma série de fatos “estranhos” que lhe aconteceram.
Morava com a mulher e tinha vários animais,mas era Plutão, um gato preto, o seu preferido. Com o passar do tempo, devido à bebida, ele se tornou violento com a mulher e até com o gato; certo dia, ele mordeu-lhe a mão, e ele ficou tão furiosoque arrancou cruelmente um dos olhos do bicho.
Um dia, irritado com o medo que Plutão passara a ter dele, enforcou-o com uma corda, e neste mesmo dia, sua casa foi destruída por um incêndio do qual sósobrou uma única parede, e nela se via claramente um gato com uma corda no pescoço.
Mais tarde adotou outro gato preto, mas só depois veio, a saber, que também não tinha um olho, e que possuía em...
tracking img