O gênero textual: bula de remédio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A bula de remédio por ser um gênero ainda pouco explorado em sala de aula e de grande importância na vida cotidiana das pessoas, pois, conforme dados publicados pela revista Veja (10 de janeiro, 2001, p. 71, apud CARVALHO et al, 2002, p.1),
o Brasil é o quinto país do mundo em consumo de medicamentos, com uma farmácia para cada 3000 habitantes, mais que o dobro do recomendado pela OrganizaçãoMundial de Saúde. O país é também campeão em mortes por intoxicação e, segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz, também citados pela revista, 30% das 80.000 mortes anuais por intoxicação têm como causa o uso indevido de medicamentos. É provável que estes (tristes) fatos estejam relacionados a uma criticável tendência à auto-medicação (sic) por parte do brasileiro. Desaprovamos a prática daautomedicação (sic), mas defendemos o argumento de que o acesso às informações contidas nas bulas é um direito do cidadão.
Ao se caracterizar como um texto concreto que encontramos em nosso cotidiano, além de ter como interlocutores pessoas de áreas específicas da saúde, a bula de remédio é um gênero cuja leitura pode ser feita por qualquer cidadão, provavelmente, quando este necessitar de orientaçõespara usar corretamente um medicamento, para cessar ou amenizar uma dor ou mal-estar. Porém, muitas vezes, para este interlocutor, é impossível a total compreensão das orientações e informações disponibilizadas nas bulas.
Há dois tipos de leitores para as bulas de remédio: o leitor leigo (paciente) e o leitor técnico (profissional da saúde). Com o objetivo de atender a essas necessidades distintasde informações, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Ministério da Saúde determinou a reformulação dos textos de bulas de medicamentos, cujas regras estão dispostas na resolução nº140 de 29 de maio de 2003. Esta resolução obriga os laboratórios a prepararem dois tipos de bulas: uma voltada para o consumidor, com linguagem mais simples e letras maiores, adquiridas junto aomedicamento, no ato da compra, e uma bula voltada para o profissional da saúde, com informações técnico-científicas.
De acordo com o Bulário Eletrônico da Anvisa (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2007), a estrutura do texto da bula de remédio, direcionada ao paciente, está dividida em três partes: identificação do medicamento, informações ao paciente e dizeres legais.Na bula do medicamento Tylenol, encontramos aseguinte estrutura (construção 6composicional do gênero): a) na identificação do medicamento é denominado o nome de marca (Tylenol), o nome do princípio ativo (paracetamol), que é a substância que age no organismo, a forma farmacêutica e a apresentação, além de a maneira como o remédio é produzido e se apresenta (comprimidos de 500 mg em embalagem contendo 200 comprimidos/comprimidos revestidos de750 mg em embalagens contendo 20 ou 200 comprimidos); b) nas informações ao paciente, são disponibilizadas orientações sobre a ação do medicamento, como ele funciona e como atua no organismo. Aborda-se, também, para que e para quem o medicamento é indicado e, ainda, apresenta frases de alerta; c) nos dizeres legais, é apresentado o número do registro no Ministério da Saúde, o nome e o número noConselho Regional de Farmácia (CRF) do farmacêutico responsável, o nome da empresa fabricante, o telefone do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e o site do Tylenol.
Ao analisarmos a bula do medicamento Tylenol, observamos que, na primeira parte, o autor apresenta a marca (Tylenol), que é o nome fantasia pelo qual se compra o remédio nas farmácias. Em seguida, escrito com letras minúsculas,vem o princípio ativo - a substância contida no medicamento que age no organismo e é responsável pelo seu efeito.
A forma farmacêutica e apresentação referem-se ao aspecto em que os medicamentos são produzidos: na aparência de “comprimidos de 500mg em embalagem com 200comprimidos/comprimidos revestidos de 750mg em embalagens com 20 ou 200 comprimidos.” Na composição, são informadas quais...
tracking img