O gênero literário corresponde ao sujeito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os gêneros literários correspondem à posição do sujeito (narrador) frente ao mundo: mais subjetivo X menos subjetivo (ou mais objetivo).
LÍRICO – Aquele em que o poeta falar por si. Exemplo: poemas e narrativas em que o EU se exprime. No lírico, não se configuram personagens. Ou antes, o único personagem é o EU que se funde com o mundo. “O lírico tende a ser a plasmação, a substancializaçãoimediata das vivências intensas de um EU no encontro com o mundo”. (Anatol Rosenfeld). Por isso mesmo, o lírico é o mais subjetivo dos gêneros literários.
ÉPICO – Aquele em que o poeta narra, em seu próprio nome ou servindo-se de personagem. Em forma de poema ou não, em que o narrador descreve ou narra um evento, ações ou sentimentos exteriores a ele. É mais objetivo que o lírico. O mundo está forado narrador que o descreve a alguém. O narrador comunica a alguém sua visão do mundo exterior e esta é objetiva. O mundo da lírica é completamente subjetivado, enquanto, na épica, verifica-se a oposição SUJEITO X OBJETO, ou seja, sujeito (narrador) e objeto (mundo, evento, o feito de alguém, um herói).
DRAMÁTICO – Aquele em que o poeta faz aparecer personagens que agem e, dessa forma, conduzema ação. A história vai assim se desenvolvendo. Obra dialogada em que os personagens atuam sem interferência do narrador. O sujeito (narrador) por assim dizer, desaparece e tudo passa a ser objeto. Os acontecimentos se desenrolam de forma autônoma. O autor está ausente. Confia o desenvolvimento da ação aos personagens, sem interferência “externa” que ajude no desenvolvimento dos acontecimentos. Odiálogo dramático é a contraposição dinâmica de vontades, com função apelativa: as vontades procuram se influenciar.
Existem alguns textos que têm características muito especiais. São os chamados textos literários. Eles fazem parte da literatura.
São os poemas, os contos, as crônicas, os romances, as peças de teatro, entre outros. Os textos literários são obras de arte feitas com palavras. Aocriar um poema ou um conto, o escritor está usando as palavras de uma forma criativa.
Há várias maneiras de classificar os textos literários. Podemos classificar os textos literários pelo fato de serem escritos em prosa ou em verso. Um poema geralmente é um texto escrito em versos. Um conto geralmente é um texto escritos em prosa.
Dizemos que os textos pertencem a determinado gênero literárioquando apresentam certas características em comum. A classificação da literatura em gêneros uma das mais antigas formas de classificação.

Gêneros literários
Em linhas gerais, os gêneros literários são o gênero lírico, épico e dramático.
• O gênero lírico é formado por poemas de pouca extensão em que uma voz central (um Eu lírico ou Eu poético) se exprime (na lírica não há personagensnítidas). Nesse gênero, o autor cria um Eu lírico e escreve em versos. Verso é aquela coisa que muda linha antes que a página tenha terminado, segundo o escritor Umberto Eco.

O poema "Autopsicografia", de Fernando Pessoa, pertence ao gênero lírico:
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente. (...)

• O gênero épico é formado por obras(em verso ou em prosa) de extensão maior, em que um narrador apresenta personagens envolvidas em situações e eventos.

As obras que pertencem ao gênero épico são as narrativas. Nos textos narrativos o narrador apresenta ao leitor um universo ficcional. Entre os textos ficcionais, os mais conhecidos são o conto, a novela e o romance. O conto seria o mais curto dos três, o romance o mais longo ea novela teria uma extensão intermediária.
O conto "Um apólogo", de Machado de Assis, pertence ao gênero épico. Veja um trecho:
Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha:
- Por que você está com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo?
- Deixe-me senhora.
- Que a deixe? Que a deixe por quê? Por que lhe digo que está com um ar...
tracking img