O futuro da administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O FUTURO DA ADMINISTRAÇÃO

CAPÍTULO 3

UM PROGRAMA DE

INOVAÇÃO EM GESTÃO

INTRODUÇÃO

Segundo o autor, como seres humanos, somos definidos pelas causas a que servimos e pelos problemas que lutamos para superar. A paixão em solucionar problemas extraordinários que cria o potencial de realizações extraordinárias. Então, para inventar o futuro da gestão, será necessário uma paixão poralguns desafios muito específicos e muito nobres.

SEJA OUSADO

Segundo o autor, a inovação em gestão foi apenas incremental, devido, principalmente, à falta de ousadia das empresas nos problemas a atacar. Cita o exemplo da General Electric, onde seu chairman estabeleceu uma meta de crescimento de faturamento como sendo o dobro da taxa de crescimento do PIB. Nenhuma empresa tinha conseguidosustentar esse tipo de crescimento até então, mas isso não impediu que o chairman da empresa assumisse o desafio.

Menciona ainda que grandes problemas podem ser resolvidos sem a necessidade que a empresa assuma grandes riscos e que mesmo que o problema a ser enfrentado é grande demais, qualquer avanço, por menor que seja, ainda assim pode proporcionar grandes dividendos.

Complementa que problemasbanais geram resultados banais e assim sendo, para resultados realmente visíveis, a empresa precisa atacar os problemas grandes. Salienta ainda que nem sempre há necessidade de assumir grandes riscos para resolver um grande problema. A inovação seria um processo iterativo onde a solução surge à base da tentativa e erro. Salienta ainda que é preciso inventividade, coragem e perseverança parasolucionar grandes problemas.

Nas palavras do autor, caso o gestor ainda não tenha em mente quais os desafios ou problemas a serem enfrentados, deve fazer as seguintes indagações: a) quais são os desafios mais difíceis a serem enfrentados pela sua empresa no futuro; b) algo que a empresa não consegue fazer ao mesmo tempo que outra coisa, e quer fazer; c) qual o descompasso entre retórica e realidadena sua empresa, e como equalizar tal problema; d) o que você não pode fazer e quer passar a fazer.

Após feito isso, e tendo em mente o grande desafio a ser enfrentado, o autor sugere decompor este macro problema/desafio em componente menores e mais manejáveis, ajudando o gestor a maximizar os retornos sobre os esforços de inovação.

O autor então complementa que o que faltam às empresas sãoalternativas arrojadas e criativas para o estágio atual de suas gestões e também falta gestores inovadores para a reinvenção de uma nova gestão.

AJUSTANDO SEU PROGRAMA DE INOVAÇÃO EM GESTÃO

O autor cita três dos mais terríveis desafios que as empresas enfrentam neste século: a) acelerar o ritmo de renovação estratégica em pequenas e grandes organizações; b) tornar a inovação função detodos, todos os dias; c) criar uma ambiente de trabalho altamente envolvente, que inspire os funcionários a dar o melhor de si.

O grande desafio, segundo o autor, é fazer com que as empresas encarem esses desafios cruciais, que seriam então a chave do sucesso para as empresas que querem ser bem sucedidas em seus negócios neste século.

CONSTRUIR UMA EMPRESA QUE SEJA TÃO ÁGIL QUANTO A PRÓPRIAMUDANÇA

O autor tem uma certeza sobre o futuro, que é: em algum momento, na próxima década, as empresas serão desafiadas a mudar de uma maneira sem precedentes. Umas fracassarão e outras terão sucesso nessa empreitada. Umas se reinventarão e outras sofrerão processos penosos de reestruturação. Considerando-se os desempenhos recentes das empresas de uma forma geral, a segunda opção é a mais provávelde acontecer. Grandes empresas já passam por esse tipo de problema, e apesar de muitas delas conseguirem se reestruturar, a maioria passa por problemas nessa renovação, pois não estavam preparadas, de fato, para tal situação.

Complementa o autor, que o problema não é que de uma hora para outra os executivos tornaram-se ignorantes, mas sim pela velocidade de transformação pelo qual o mundo...
tracking img