O futebol na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O futebol na escola

O futebol sempre esteve presente em seu cotidiano escolar. Você já deve ter percebido, pelas três primeiras unidades, de que o futebol é um jogo extremamente complexo e que dificilmente poderemos tratá-lo sem considerar que está presente direta e/ou indiretamente, na vida dos brasileiros.
Dando continuidade ao seu processo de formação inicial, enfim chegou o momento deadentrar os "portões" da escola.
Para Freire (2003, p. 5), a escola é importante, pois "ela nos diploma, o que equivale, para os desassistidos, a algumas cartas de alforria e, para os privilegiados, a alguns passaportes para o poder". Porém, o mesmo autor acredita que a escola quase nunca interpreta os desejos e aspirações dos seus alunos, e dificilmente considera sua bagagem cultural – "a escolaprocura transformar a todos em alunos, pacotes prontos de sabedoria para serem engenheiros, médicos, advogados [...]" (FREIRE, 2003, p. 6).

Ao longo da história da pedagogia dos esportes e da própria Educação Física no Brasil, acreditava-se (e ainda se acredita) que as habilidades e os talentos eram resultados de privilégios naturais ou dons com os quais as pessoas eram eleitas, nascidas comeles. Ou seja, acreditou-se, por muitos anos, que não era possível ensinar futebol a ninguém. Ou a pessoa apresentava o dom ou deveria, por não nascer com a capacidade de praticá-lo, permanecer longe do esporte.

Por acreditarem nas ideias de que não se poderia ensinar o futebol, muitos professores, infelizmente, no espaço escolar ou fora dele, tiveram (e ainda têm) como postura a realização deuma espécie de seleção natural de possíveis talentos para quem desejasse praticar o futebol de forma mais sistemática. No entanto, levando em consideração a proposta de Freire (2000, p. 93), é possível, sim, ensinarmos qualquer modalidade esportiva na escola. Para o autor, as ideias relacionadas à forma inata são socialmente prejudiciais para o universo da Educação Física, pois: [...] sendo oesporte um rico patrimônio cultural da humanidade, eliminam a oportunidade de a esmagadora maioria da população beneficiar-se de suas práticas. De um lado por que ela (a população) deixa de apropriar-se do conhecimento historicamente constituído a respeito do esporte, ou só permite que essa população aproprie-se do pior lado do esporte, isto é, por uma assimilação não crítica, aceitando quaisquerinformações veiculadas pela mídia. De outro lado, porque impede que o esporte se constitua um veículo privilegiado de educação, pelos valores que comporta em seu arcabouço.

Pensando nessa perspectiva, a escola não pode continuar a desenvolver o futebol dessa maneira. Temos como obrigação ensinar o esporte a todos, muito mais do que descobrir talentos. A escola não pode se configurar como um espaço noqual se priorize o desenvolvimento e a formação unicamente de alunos talentosos, especialmente em detrimento dos demais durante as aulas regulares de Educação Física.

Assim, o nosso principal objetivo, é possibilitar acesso a algumas possibilidades para o desenvolvimento do futebol dentro da escola como componente curricular obrigatório da Educação Básica.
Para isso, abordaremos conteúdosque envolvem a prática e a compreensão do futebol enquanto jogo extremamente rico de possibilidades, alicerçados por princípios pedagógicos que podem garantir o sucesso de suas aulas.

* O FUTEBOL DENTRO DA ESCOLA
De acordo com os pensamentos de Freire (2000), o futebol é patrimônio cultural da humanidade e, por essa simples razão, torna-se nossa obrigação ensiná-lo. Obrigação essa que secompleta na responsabilidade em ensinar na escola outras modalidades esportivas e jogos, especialmente os culturalmente enraizados.

No interior da escola, a justificativa para aprender futebol tem uma relação direta com a possibilidade de esse mesmo aluno aprender conceitos que permitam estabelecer com a realidade e com a sociedade uma leitura crítica do mundo, proporcionando a eles a condição...
tracking img