O futebol amador em petrolina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O futebol amador em Petrolina




Fonte:Blogesportetotal
Caiano Esporte Club de Petrolina (década de 60)

    O futebol em Petrolina no final da década de 40 era bastante praticado nosbairros, muitos torneios eram realizados e cada time possuía sua torcida apaixonada. Como esses campeonatos tornavam-se cada vez mais disputados e atraíam muitos torcedores aos jogos, sentiu-se anecessidade de criar uma instituição que pudesse organizar o futebol amador na cidade. Nasceu, assim, a Liga Desportiva Petrolinense (LDP) em 1948, onde Januário Alves, arrebatado pelo futebol foi o fundador.A Liga teve um papel importante para a difusão do esporte.
     Com a entidade, os times filiavam-se para garantir o direito de participar do campeonato amador. Palmeiras Esporte Clube, equipe maisantiga da cidade e fundada em 1949, América Futebol Clube, Caiano Sport Clube, Ferroviária Esporte Clube, Náutico Esporte Clube, 1º de Maio Esporte Clube, Petrolina Social Futebol Clube travaramgrandes duelos nos campeonatos.


   Escudo do Palmeiras Escudo do América Escudo do Caiano
   No município não se praticavam outros esportes e porser tão popular, o futebol era umas das principais atrações da cidade. O ex-jogador da década de 60, Ederaldo Barbosa, conhecido por Dedé das Pedrinhas, relembra como as pessoas reagiam em época decampeonato. “A cidade respirava futebol no sábado, domingo e na segunda. A Praça Dom Malan era o nosso ponto de discussão sobre futebol”, acrescenta Dedé.
     Antes da construção do estádio PauloCoelho, os jogos amadores eram realizados no campo do colégio Dom Bosco. A cada ano, a rivalidade aumentava ainda mais. Os torcedores eram fiéis e apaixonados pelos seus times. Em dia de clássico, a cidadepraticamente parava. Amantes do bom futebol, imprensa e empresários se amontoavam para garantir seu lugar no campo. Mesmo em dia que não era clássico, os torcedores de outras equipes assistiam às...
tracking img