O funcionalismo de malinowski

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANNHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO

O FUNCIONALISMO DE MALINOWSKI
Manoel Nascimento Silva de Maria1

Considerações Gerais Discípulo de Wundt (que já fora mestre de Durkheim e Boas), Malinowski deu início aos estudos que levariam à construção da teoria funcionalista no ano de 1914, adotando como ponto de partida o conceito decultura apoiado no conceito de natureza humana, sendo este caracterizado por necessidades biológicas a serem satisfeitas. Para Malinowski a natureza humana era vista como um mundo básico e primário e a cultura como sendo um mundo secundário e derivado (artificial) – uma extensão do mundo natural. A partir da visão da cultura como objeto da antropologia, Malinowski defendeu estudar as instituiçõescomo unidades naturais – atitude interpretada como procedimento metodológico adotado. No entanto, apesar do reconhecimento à aplicação das pesquisas de campo, desprezar o caráter de totalidade em sua análise rendeu-lhe críticas por demonstrar ser exclusivista e isolacionista. Um dos pontos marcantes do funcionalismo de Malinowski dar uma nova orientação ao estudo da antropologia. Percebe-se queaté então, tanto o evolucionismo como os difusionismos preocupavam-se com as origens, com os problemas das transformações socioculturais. Seguindo a nova orientação, tanto Malinowski quanto Radclife Brow reorientaram suas pesquisas buscando estudar e explicar o funcionalismo da cultura num momento dado. Para ambos, ao funcionalismo não interessava explicar o presente pelo passado, mas o passado pelopresente. Para Malinowski em especial, a indiferença demonstrada por certos tipos de evolucionismo era pura questão de métodos. Outro ponto marcante do funcionalismo é a visão sistemática utilizada na análise da cultura, procurando explicar a maneira de ser de cada cultura, buscando as razões não mais nas origens.

1

Acadêmico do 3º Período do curso de Comunicação Social – Habilitação emJornalismo, na Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANNHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO Apoiados de modo decisivo nas pesquisas de campo (método largamente empregado por Malinowski na antropologia) os funcionalistas acreditavam ser possível conhecer uma cultura sem necessariamente ter que estudar sua história. Tanto que, paraMalinowski, aquele que quisesse se dedicar à antropologia, deveria antes submeter-se a um estágio junto aos povos primitivos. O Funcionalismo de Malinowski Estruturado na definição de cultura como produto da natureza humana, o funcionalismo reconhecia na cultura uma espécie de filha da unidade psíquica do homem. Assim, o próprio conceito de cultura apoia-se no conceito de natureza humana, sendo estaexprimida pelo determinismo biológico que impõe a toda civilização e a todos os indivíduos a realização de funções corporais tais como respirar, dormir, repousar, reproduzir, etc. O determinismo de que fala Malinowski é aquele que se prende ao fato de que as culturas poderão assumir as formas mais variadas, mas deverão necessariamente ser aptas a satisfazer as necessidades básicas do homem.Cultura, segundo Malinowski, é o todo integral constituído por implementos de bem de consumo, por cartas constitucionais para os vários agrupamentos sociais, por ideias e ofícios humanos, por crenças e costumes. Com base nesses conceitos Malinowski estabeleceu os axiomas gerais do funcionalismo: 1. A cultura é essencialmente uma aparelhagem instrumental pela qual o homem é colocado numa posição melhorpara lidar com os problemas específicos concretos que se lhe deparam em seu ambiente, no curso da satisfação de suas necessidades. 2. É um sistema de objetos, atividades e atitudes, no qual parte existe como meio para um fim. 3. É uma integral na qual os vários elementos são interdependentes. 4. Essas atividades e objetos organizados em torno de tarefas importantes e vitais, em instituições...
tracking img