O funcinamento e o ganho de produtividade do guindaste de torre (grua)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Atualmente o uso do Guindaste de Torre é de suma importância para o manuseio de grande quantidade de carga em função do menor tempo, podendo descarregar e carregar container, organizar materiais pesados em grandes depósitos, movimentar grande quantidade de cargas nas construções civis e indústrias portuárias. Por toda sua versatilidade no meio produtivo este artigo apresenta o seufuncionamento e sua otimização dentro do campo da construção civil.
Palavra- chave: guindaste de torre, carga, Construções civis.
1. INTRODUÇÃO
O guindaste é uma invenção romana, originado dos escritores Vitrúvio (século I A.C) e Héron de Alexandria (século I D.C). O primeiro guindaste simples e mais conhecido foi feito de um único poste fincado no chão, erguido e sustentado por duas cordasamarradas em seu topo. No local prendia-se uma roldana onde corria a corda utilizada para suspender cargas. A corda era enrolada em um carreto, formada basicamente por uma roda, fixo a base da estaca, o que limitava o movimento da carga que podia ser levantada apenas na vertical, em um ângulo em que podia girar, à direita ou à esquerda, sem o guindaste se desequilibrar, era muito restrito, pois sópoderia ser erguida até altura das estacas e precisava ser desmontado a cada etapa da construção. Alguns séculos depois Da Vinci criou o guindaste giratório ampliando os movimentos da ferrem ante em ralação ao primeiro guindaste que era fixo com movimentos verticais.
Atualmente o guindaste é constituído por uma torre equipada com suporte para um braço horizontal que prolonga em direção opostas e emcomprimentos distintos, a extremidade mais curta possui um contrapeso, na outra, o mecanismo de suspensão movimenta sobre uma carretilha de metal que desliza por cabos elétricos (trole). A capacidade da carga aumenta á medida que a carretilha trabalha mais próximo à torre. Esse novo modelo é utilizado em indústrias, terminais portuários, aeroportos e na construção civil, pois são setores que exigemuma grande mobilidade no manuseio de cargas e transportes criando uma vantagem mecânica para mover cargas além da capacidade humana.
Focando no setor da construção civil, o guindaste de torre tem sido peça chave em qualquer canteiro de médias e grandes obras devido a sua mobilidade, pois ele é transportado em partes e montado no local da construção e pela versatilidade para levantar aço,concreto, grandes ferramentas como acetileno, geradores, assim como outras variedades de materiais de construção civil. O uso deste nos canteiros de obra resultou em uma grande economia de tempo gastos nas obras otimizando o serviço em uma relação custo/tempo.
Baseando nessa relação, custo/tempo, nosso objetivo nessa pesquisa será o de estudar todo processo de funcionamento dessa ferramenta, detalhando afunção de suas peças e os benefícios que ele traz na construção um setor de grande crescimento atual que precisa apresentar bons resultados em um menor tempo possível. [1]

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1 GUINDASTE DE TORRE (Grua)
O guindaste é composto fundamentalmente por uma base, torre, uma gaiola de telescopagem, pivô, cabine e seus elementos, ponta da torre, contra-lança,contrapeso da contra-lança, tirantes, lança, carrinho da lança, moitão de carga (trole), sistema operacional, estriamento e lâmpada piloto. Todo esse maquinário pode atingir uma altura de ate 150m conforme figura 1. [2]

Figura 1 (Guindaste de torre – Elementos da grua) Fonte: SOBES (Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança), 2008.

3.2 ELEMENTOS DA GRUA FIXA
Os elementos que constituema maioria das gruas fixa que são utilizadas no Brasil são: Base, Elemento de torre; Gaiola de telescopagem,Pivô Cabine,Lança contrapeso da contra-lança,Moitão de carga e Sistema operacional.
3.3 BASES DO GUINDASTE
A base é responsável pela estabilidade do guindaste, sua estrutura é fixada no solo usando os chumbadores que são colocados dentro dessa base de concreto e em seguida as...
tracking img