O fracasso e o sucesso escolar segundo charlot e lahire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O fracasso e o sucesso escolar segundo Charlot e Lahire
• Bernard Charlot
Sempre fazemos indagações sobre o porquê de muitos alunos fracassam na escola, e o porquê de algumas crianças vindasde classes populares tem sucesso nos estudos, observamos também que este fracasso é mais freqüente entre crianças oriundas de famílias populares.
O autor Bernard Charlot não atribui o fracasso ou osucesso escolar a condição social do aluno, ele atribui a vários fatores que podem ser determinantes para o sucesso ou fracasso do aluno na escola. Em seu livro Da Relação com o Saber: Elementos parauma teoria, ao analisarmos suas criticas e estudos sobre esta questão do fracasso escolar veremos aspectos relevantes sobre o saber e suas relações.

Charlot afirma que o fracasso escolar é algoque não se pode ser constatado pela experiência. “A expressão fracasso escolar é uma certa maneira de verbalizar a experiência, a vivencia e a prática; e por essa razão, uma certa maneira de recortar,interpretar e categorizar o mundo social, quanto mais ampla a categoria assim construída, mais polissêmica e ambígua ela é”. (CHARLOT, Bernard. 2000 pág.12). O que existe são alunos em situação defracasso escolar os que não acompanham o ritmo da turma, por exemplo. “O fracasso escolar não existe, o que existe são alunos fracassados, situações de fracasso, histórias escolares que terminam mal.Esses alunos, essas situações de fracasso é que deveriam ser analisadas”. (CHARLOT, Bernard. 2000 pág.16).

Sendo assim deve ser levado em consideração à história pessoal de cada aluno. Charlot usa doconceito de Capital cultural não como se ele fosse transmitido por herança. Segundo Charlot o indivíduo nasce incompleto, tornando-se humano apartir do que constrói em seu intelecto e não apartir doque ele recebe como herança através do capital cultural no qual fala Bourdieu.

Outra constatação é em relação à questão do aprender o que não significa a mesma coisa para todos, pois muitas...
tracking img