O fracasso escolar no contexto do processo de alfabetização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CATIUSCIA SARAIVA BARRETO
RA 1076886

Psicopedagogia no Processo de Ensino-Aprendizagem
















O FRACASSO ESCOLAR NO CONTEXTO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Orientadora: Elisa Bergamini R. de Sá

Centro Universitário Claretiano















ARAÇATUBA
2011
O FRACASSO ESCOLAR NO CONTEXTO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO


O presente artigo buscadiscutir o atual cenário da educação caracterizado por insucessos na capacidade de ler e escrever com compreensão, estando centralizado na busca das possíveis causas do fracasso escolar. Tem como objetivo, a verificação da ocorrência desses insucessos no processo de alfabetização, ponto primordial para mudanças na realidade das crianças brasileiras, que tem o direito assegurado por lei de seremplenamente desenvolvidas. Em busca de verificar se o processo de alfabetização, que por diversos fatores, está gerando insucessos de escolares, far-se-á uma retomada sobre como acontecia e como está sendo desenvolvido esse processo de alfabetização. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisa bibliográfica, tanto no meio eletrônico como em livros sobre a temática em estudo. Os resultados dapesquisa mostram a realidade escolar por meio de tabelas das avaliações externas, que provam que é preciso repensar o processo de alfabetização e aponta reflexões importantes com objetivo de contribuir nas discussões sobre o tema.


PALAVRAS-CHAVE: Fracasso escolar. Ambiente escolar. Alfabetização.






























INTRODUÇÃO


Um dos assuntos quecausam preocupação tanto para a escola quanto para os pais dos alunos e também para os próprios alunos é a questão relacionada ao fracasso escolar. Essa temática pode também gerar angustias para os professores que muitas vezes desanimam por não achar solução para alunos que são considerados como tendo dificuldade de aprendizagem.
Apesar de esse objeto de estudo ser tratado e discutido hádiversos anos por vários autores que esclarecem essa problemática e fornecem estudos para que as escolas consigam mudar essa realidade, pouco resultado vê-se acontecer concretamente, pois ao encarar a realidade atual da educação brasileira vamos nos deparar com diversos casos de alunos que fracassam na escola, seja na entrada ao ensino fundamental, no qual muitos alunos acabam desistindo de continuar osestudos, causando evasão escolar ou até mesmo são reprovados e continuam tendo dificuldades de aprendizagem ou no caso da progressão continuada são aprovados, pois só existe a reprova ao final de cada ciclo, chegando ao final do ensino fundamental sem ter dominado efetivamente a escrita e a leitura, gerando grandes índices de fracasso escolar pois muitos desses alunos que terminam o ensinofundamental ou até mesmo o ensino médio podem ser considerados como semi-analfabetos.
A partir dessa realidade que este estudo se justifica, pois é necessário que a educação oferecida nas escolas cumpra com suas finalidades, conforme descrito no título II, 2º artigo da Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípiosde liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (BRASIL, 1996), sendo assim é contraditório o que vemos acontecer nas escolas que precisam analisar essa realidade e buscar meios para que realmente sejam cumpridos seus princípios.
Por isso, este estudo tem oobjetivo de compreender as causas da ocorrência dos fracassos escolares com a pesquisa de autores que relatam sobre o tema e analisar a possibilidade de mudar essa realidade no início da escolaridade, ou seja, na entrada das crianças ao ensino fundamental. Pretende-se assim avaliar como o processo de alfabetização tem ocorrido nas escolas e sua importância para combater o fracasso escolar, ou seja,...
tracking img