O fluxo de caixa utilizado como ferramenta de apoio a gestão do capital de giro às micro e pequenas empresas: um estudo de caso em uma pequena empresa de belém

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 67 (16526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MAYRA ALMEIDA TORREZÃO REJANE MARIA MARTINS MOURA

O FLUXO DE CAIXA UTILIZADO COMO FERRAMENTA DE APOIO A GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: um estudo de caso em uma pequena empresa de Belém.

BELÉM 2012

MAYRA ALMEIDA TORREZÃO REJANE MARIA MARTINSMOURA

O FLUXO DE CAIXA UTILIZADO COMO FERRAMENTA DE APOIO A GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: um estudo de caso em uma pequena empresa de Belém.

Trabalho de conclusão na modalidade monografia apresentada para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis do Curso de Ciências Contábeis com Ênfase em Informática do Centro Universitário do Estado do Pará – CESUPA.Orientador: Prof. João Alexandre Orguen Gouvêa.

BELÉM 2012

Dados Internacionais de Catalogação-na-publicação (CIP) Biblioteca do Cesupa, Belém - PA Torrezão, Mayra Almeida. O fluxo de caixa utilizado como ferramenta de apoio a gestão do capital de giro às micro e pequenas empresas: um estudo de caso em uma pequena empresa de Belém. / Mayra Almeida Torrezão, Rejane Maria Martins Moura; orientadorJoão Alexandre Orguem Gouvêa, 2012.

Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Centro Universitário do Pará, Curso de Ciências Contábeis com Ênfase em Informática, Belém, 2012.

1. Fluxo de caixa. 2. Capital de giro. 3. Pequenas e médias empresas. I. Moura, Rejane Maria Martins. II.Título.

CDD. 23º ed. 657.72

MAYRA ALMEIDA TORREZÃO REJANE MARIA MARTINS MOURA

O FLUXO DE CAIXAUTILIZADO COMO FERRAMENTA DE APOIO A GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: um estudo de caso em uma pequena empresa de Belém.

Monografia apresentada ao Centro Universitário do Estado do Pará para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

Data da Defesa:

/

/

.

Aprovada em ____ de ____________ de ______. Nota:______ (_______).

BANCA EXAMINADORA_____________________________________________ Orientador – Prof. João Alexandre Orguen Gouvêa.– CESUPA

_____________________________________________ Avaliador – Nadson Alves – CESUPA

A Deus, pois temos a certeza de que Ele esteve presente em todos os momentos desta jornada, aos nossos pais, filho, avós e irmãos por serem fonte de inspiração, força e perseverança, e aos amigos por todo apoio ecarinho ao longo do caminho rumo a está vitória.

“Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível”. Charles Chaplin

RESUMO
A cada ano é maior o número de empreendimentos que surgem no país, e este fato contribui para a criação de novos postos de trabalho e contribui também para o desenvolvimentoeconômico das regiões em que estão inseridos. Porém, a quantidade de empresas que fecham as portas nos primeiros anos é impactante, beirando a metade. Este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do fluxo de caixa como instrumento de gestão do capital de giro fator contribuinte para a sobrevivência das micro e pequenas empresas (MPEs), fatores estes ressaltados dentre vários outros queinterferem e colaboram de forma positiva para a salvaguarda das empresas e a sua sobrevivência no mercado em que estão inseridas. É significativa a quantidade de empreendedores que declaram as dificuldades de gestão financeira, principalmente no que diz respeito à gestão do capital de giro, que é necessária no auxílio à condução dos negócios. Por meio de pesquisa documental procurou-se referenciaressas questões e ligá-las ao objetivo geral, o qual pretende demonstrar a importância do fluxo de caixa como instrumento de gestão do capital de giro nas MPEs. A pesquisa foi realizada através de estudo de caso, o qual teve como base uma empresa de pequeno porte, localizada na cidade de Belém. Por resultado deste, observou-se que, apesar de a empresa possuir os instrumentos contábeis, em especial...
tracking img