O fio do mistério no conto “teia de aranha” de miguel torga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O FIO DO MISTÉRIO NO CONTO “TEIA DE ARANHA” DE MIGUEL TORGA[1]



ADILSON SILVA DE JESUS[2]
ADRIANA SOUZA SANTANA[3]

Resumo: Miguel Torga é um escritor português, nascido em San Martinho de Anta, Vila Real. Apresenta uma obra vasta repleta de simbologia bíblica e ligada à sua terra natal. A criação literária de Torga se destaca pelo conteúdo de uma literatura feita de humanismo. Escreveupoesias, romances, peças, ensaios e contos. O presente artigo busca apresentar alguns aspectos da obra de Torga através da análise do conto “Teia de aranha” e de referências bibliográficas que analisam a obra do autor.

Palavras-chave: Criação literária. Humanismo. Simbologia

Resumen: Miguel Torga es un escritor portugués, nacido en San Martinho de Anta, Villa Real. Presenta una obra vastarepleta de simbología bíblica y unida a la su tierra natal. La creación literaria de Torga se destaca por contenido de una literatura hecha de humanismo. Escribió poesías, romances, piezas, ensayos y cuentos. El presente artículo busca presentar algunos aspectos de la obra de Torga a través del análisis del cuento “Teia de aranha” y de referencias bibliográficas que analizan la obra del autor.Palabras-clave -Creación literaria.Humanismo.Simbologia







INTRODUÇÃO


Miguel Torga é um escritor português, nascido em San Martinho de Anta, Vila Real. Apresenta uma obra vasta, repleta de simbologia bíblica e ligada à sua terra natal. A criação literária de Torga se destaca pelo conteúdo de uma literatura feita de humanismo. Escreveu poesias, romances, peças, ensaios econtos.
Cid Seixas, Doutor em Letras pela USP, destaca o equilíbrio conseguido entre a dimensão individual, psicológica de cada personagem de Torga e a dimensão social. Enfatiza também que Miguel Torga não foi apenas autor de retratos densos e psicologicamente bem focados de homens e mulheres. Para ele, Torga não descarnou seus personagens do contexto social. Ele enfrentou o problema, mas nãose limitou ao figurino da moda através do poder de sua narrativa, capaz de criar universo ficcional que, mesmo sem exigir do leitor não politizado o engajamento intelectual, obriga o leitor a se comprometer com o destino dos personagens de suas histórias.
Izabel Vaz Ponce de Leão, no livro O essencial sobre Miguel Torga, enumera alguns aspectos sobre a obra de Miguel Torga. A autora faz umareflexão sobre o corpus constituído por Contos da Montanha (1941) e Novos Contos da Montanha (1944). Para tanto, destaca a homogeneidade da obra, citando a localização espaço-temporal e o grupo social que protagoniza os contos. No que diz respeito às personagens, reflete sobre o intrincamento das relações humanas que são recorrentes nos conflitos, sobretudo entre o indivíduo e a coletividade.Nessa perspectiva reflexiva, o presente artigo busca apresentar alguns aspectos da obra de Miguel Torga através da análise do conto “Teia de aranha” e de referências bibliográficas que analisam a obra do autor.



O CONTO “ TEIA DE ARANHA”


O conto “Teia de Aranha” pertence ao livro Novos contos da montanha”, de Miguel Torga (1907 – 1995), publicado pela editora Nova Fronteira, no Riode Janeiro em 1996.
No conto em questão são apresentados dois personagens: Artur e o tio. Artur é descrito como um rapaz trabalhador, zeloso, bom sobrinho e homem honesto aos olhos da aldeia, livre, portanto, de qualquer suspeita. No segundo parágrafo do conto, o autor ironicamente destaca sua característica de trabalhador, o rapaz levanta um muro no Lameiro da Ribeira. A partir daí, o tiodesaparece de repente, como um encanto, sem deixar rastros. Os moradores só percebem seu sumiço no dia seguinte, perto da hora do almoço. Inicia-se, portanto, o mistério no conto. O tio não tinha amigos, mas também não tinha inimigos que pudesse justificar seu sumiço, dificultando então a possibilidade de encontrar um suspeito, mas logo a seguir o narrador apresenta uma informação importante. O tio...
tracking img