O fim dos empregos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2917 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 1
O fim do trabalho
Desde o inicio da civilização o homem se organizou em função do trabalho. Através dos seculos o trabalho é parte integrante da existência diária da humanidade. Com a evolução das tecnologias o homem começou a perder importância sendo sistematicamente eliminado no processo produtivo. Nos escritórios e industrias, trabalhadores começaram a ser substituídos pormaquinas inteligentes que diminuem ou até dispensam o trabalho humano. Embora alguns novos empregos estejam sendo criados, estes estão em faixas de remuneração inferiores e geralmente são temporários.
Segundo grandes líderes e economistas a alta taxa de desempregos causado pela substituição do homem pela maquina é apenas um “ajuste’’, que haverá uma Terceira Revolução Industrial e surgira um “novomundo’’. O surgimento de novos softwares possibilitam que as empresas produzam mais com menos funcionários. Assim diminui constantemente a oferta de empregos e aqueles que surgem são os de curto prazo e mal remunerados.
Mesmo os países em desenvolvimento sofrem com o desemprego tecnológico, já que as empresas multinacionais que ali se instalam têm tecnologia de ponta para poder competir com maioreficiência e qualidade dos produtos e serviços, não precisam de tantos funcionários como precisavam antes.
As primeiras tecnologias substituíram a força física do homem, agora as novas tecnologias baseadas no computador prometem substituir a mente humana. No processo de produção o papel do ser humano vai se tornando menos importante. Com o aumento dos encargos trabalhistas e o aumento de saláriostorna-se mais lucrativo adquirir maquinas para produzir as mercadorias. Com a implantação das maquinas de alta tecnologia conseguiu-se aumentar a produtividade e ao mesmo tempo reduzir os custos com mão de obra.
A reengenharia esta fazendo com que as organizações se reestruturem, eliminando níveis de gerência tradicionais, criando equipes de trabalho, treinando funcionários e reduzindo esimplificando os processos de produção e de distribuição e dinamizando a produção, fazendo que as organizações produzam mais com menor numero de funcionários. A situação passa a se tornar preocupante já que sabe-se onde desapareceram as vagas de emprego,mas, não se sabe onde elas irão surgir.
O setor que mais foi acentuado o efeito da revolução do computador e a reengenharia do ambiente de trabalho e osetor industrial. Essa automação está levando a economia global rapidamente a era da fábrica sem trabalhadores.
A criação de computadores reduzem a necessidade de um grande numero de funcionários na área administrativa. Ao analistas afirmam que o desemprego ocorrera nas grandes empresas mas surgirão novas vagas nas empresas de pequeno porte. Acreditam também na possibilidade de haver uma TerceiraRevolução Industrial.
Quando iniciou-se a inserção de maquinas surgiram revoltas, porem sem êxito já que os industriais pretendiam aumentar a produtividade e acreditavam que isso aumentaria as vagas de emprego. Surgem questionamentos como: Para onde irão as pessoas sem emprego?
Para os cientistas, empregadores e engenheiros esta automação fará diminuir o sacrifício do homem para produzir osbens. Outros acreditam que ela trará um futuro sombrio, com incontroláveis taxas de desemprego. Os trabalhadores não estão preparados para lidar com esta situação, e, perguntam-se o que farão no futuro. Muitos economistas e políticos continuam se apegando á esperança de que o setor de serviços e o trabalho administrativo seja capaz de absorver esses trabalhadores desempregados, embora atualmenteexistem maquinas capazes de substituir os trabalhadores no setor de serviço. Muitos analistas argumentam que empresas pequenas estão criando cada vez mais vagas de emprego por serem pouco o emprego de tecnologia nessas empresas.
Atualmente vemos como a tecnologia evoluiu, diferente do que se imaginava as maquinas não aumentaram o tempo ocioso dos funcionários mas sim diminuiu as oportunidades de...
tracking img