O fim do emprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA MATER CHRISTI

O FIM DO EMPREGO

Ana Carollyne Vieira Cavalcante.

Resumo
O artigo trata do fim da era dos empregos causada pela globalização, a autonomia e a desregulamentação. Com surgimento de novas tecnologias, como o processamento de dados, a robótica e as telecomunicações, aos poucos essas tecnologias vão repondo máquinas nas atividades anteriormenteefetuadas por seres humanos ou transferindo suas responsabilidades para os serviços terceirizados onde os custos são infinitamente inferiores, sem férias, dores de cabeça, TPM ou benefícios. Diante desta perspectiva aterradora a melhor alternativa é tornar-se um profissional empreendedor, ou seja, que projete sua carreira estabelece seu ritmo de trabalho e consegue por si próprio gerir seuspróprios recursos.
Palavras-Chaves: Fim, Empregos, Globalização, Tecnologia e Carreira.

1. Introdução

O fim do emprego é o assunto do momento. Nos últimos tempos, jornais e revistas têm dedicado uma boa parte de seu espaço em noticiar e explicar por que os empregos estão mudando em alguns casos e em outros desaparecendo.
Com a globalização e a era dos acúmulos e da diversidade de informaçõesnos é permitido examinar as novas relações de trabalho, o que gera o fim dos empregos formais de carteira assinada. A tecnologia está fazendo com que os trabalhadores mudem seus hábitos e sua forma de comportamento em seus empregos. Se antes as máquinas ajudavam nos trabalhos mais pesados do ser humano, hoje em dia elas o substituem com inúmeras vantagens.
Dois movimentos contrários estão,curiosamente, nos levando a era do fim dos empregos. O movimento mais notório é ditado pelas empresas. As mudanças atuais Profissionais com Carteira de Trabalho assinada têm sido cada vez mais raras.
A preferência é por contrato, seja de pessoa física quanto de pessoa jurídica. A pessoa jurídica, na grande maioria das vezes, é uma empresa de uma pessoa só. É possível fazer contratações por projetos,fixando-se o tempo de permanência daquele profissional na empresa sem que haja ligações empregatícias com a empresa. Depois do fim do projeto escolhe-se se vai haver realocação (assina-se outro contrato) ou se encerra o contrato normalmente.
Farei referências aos livros “O Fim do Emprego” de Jeremy Rifkin que é um manual de como sobreviver num mundo sem empregos e ao “Mundo sem Empregos” deWilliam Bridges, que gasta folhas de seu livro tentando ajudar executivos assustados com a possibilidade de ficar sem trabalho.
2. Trabalho e Emprego
A maioria das pessoas associa as palavras trabalho e emprego como se fosse a mesma coisa e não são. Apesar de estarem ligadas, essas palavras possuem significados diferentes. O trabalho é mais antigo que o emprego, o trabalho existe desde omomento que o homem começou a transformar a natureza e o ambiente ao seu redor, criando ferramentas e utensílios. Por outro lado, o emprego é algo recente na história da humanidade. O emprego é um conceito que surgiu por volta da Revolução Industrial, é uma relação entre homens que compram essa força de trabalho pagando algo em troca (salário).
3.1 Trabalho
De acordo com a definição dodicionário do Pensamento Social do século XX, trabalho é o esforço humano dotado de um propósito e envolve a transformação da natureza através do dispêndio de capacidade física e mental.

3.2 Emprego
É a relação estável e mais ou menos duradoura que existe entre quem organiza o trabalho e quem realiza o trabalho. É uma espécie de contrato no qual a pessoa que possui os meios de produção pagapelo trabalho de outros, que não possuem o meio de produção.

3. Empregabilidade
O sentido mais comum de “empregabilidade” tem sido compreendido como a capacidade de o indivíduo manter-se ou reinserir-se no mercado de trabalho, denotando a necessidade de o mesmo agrupar um conjunto de ingredientes que o torne capaz de competir com todos aqueles que disputam e lutam por um emprego. A...
tracking img