O fim do emprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Fim do Emprego como o Conhecemos

Há dois tipos de trabalho: primeiro, alterar a posição da matéria, na superfície da terra ou próxima a ela, em relação a outra matéria igual; segundo, mandar que outras pessoas o façam.
Bertrand Russell, Elogio do Ócio e Outros Ensaio

Continue acompanhando a lógica: a tecnologia está dinamizando e ampliando o acesso às oportunidades fantásticas.Compradores e investidores podem mudar para algo melhor com facilidade cada vez maior. E para sobreviver nessa nova era de competição cada vez mais feroz, os vendedores precisam inovar continuamente e mais rápido que seus concorrentes. O melhor caminho para isso são os pequenos grupos empresariais vinculados a marcas de confiança, pois na essência desses grupos estão os "criativos" e "intuitivas"talentosos, em demanda cada vez mais expressiva. É também preciso cortar custos continuamente, alugando quase tudo o que for necessário para funcionar, descobrindo os fornecedores de menor preço, reduzindo salários de funcionários em atividades de rotina e nivelando todas as hierarquias em redes contra¬tuais, facilmente alteráveis.
Esse cenário ainda não está presente em todo lugar, pelo menos porenquanto. A maioria das pessoas ainda trabalha para - e dentro de ¬organizações. Mas a lógica da nova economia está mudando as relações de emprego. Menos trabalhadores são "funcionários", de acordo com o termo usado na maior parte do século XX - e no futuro haverá ainda menos. Os trabalhadores de outras nações estão trilhando o mesmo ca¬minho e se afastando do emprego estável, embora em ritmo mais lento.O que aguarda você e seus filhos? “Você não será um agente completamente independente a prestar serviços individuais no mercado aberto pela melhor oferta, nem será um homem ou mulher corporativo”. Em vez disso, você provavelmente será membro de um grupo empre-sarial, cujos lucros variam de ano para ano ou até mesmo de um mês para outro, com sua remuneração dependendo da sua contribuição. Ou,então, fará parte de uma empresa de serviços profissionais, elaborando projetos para os clientes e recebendo parte dos lucros totais. Ou, ainda, trabalhará para uma agência de talentos ou em uma empresa de serviços temporários que o encaminhará para atuar em projetos específicos por um tempo determinado, recebendo, em troca, uma porcentagem dos seus rendimentos. Até mesmo no Vale do Silício estãosurgindo agências que contratam programadores de primeira linha por 200 dólares ou mais por hora.
Independentemente de seu relacionamento bem definido com os clientes que compram seus serviços, a organização que se situa entre você e eles está diminuindo. Mesmo se considerado como um funcionário men¬salista, você está se tomando mais um vendedor de seus serviços para clientes e consumidoresespecíficos, sob a marca dessa organização, que propriamente um funcionário dessa empresa. Conseqüentemente, seus rendimentos dependerão do quanto esses compradores estarão dispostos a pagar por seus serviços e da reputação da marca que os atrai até você.
De certo modo, estamos fechando o círculo de um estágio anterior da história da economia na qual as pessoas eram contratadas para executar tarefasespecíficas. Em termos históricos, o conceito de emprego estável é bem recente e, do mesmo modo que foi criado, durou pouco. Ele pros¬perou nos Estados Unidos e em outras nações industrializadas por um século e meio, durante a era industrial da produção em larga escala. Agora, está chegando ao fim.

A ORIGEM DO EMPREGO
Pausa para um pouco de história. Antes do amanhecer da produção em larga escala, nasegunda metade do século XIX, poucas eram as pessoas com emprego permanente e salário fixo. A maior parte do trabalho estava nas fazendas familiares ou arrendadas, ou em pequenas lojas familiares ou ainda nas mãos de artesãos e comerciantes. No antigo sul dos Estados Unidos, a maior parte das atividades agrícolas dos grandes latifúndios de tabaco, arroz e índigo era executada por pessoas que...
tracking img