O fim do departamento de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
|Disciplina : Gestão de Marketing |
|Nome: Carolina Albuquerque da Silva |
|RA: 3111007 |

O Departamento Sumiu !

Com a otimização dos processos, globalização e competitividade nas empresas, o departamento de marketing nos moldesconceituais vem perdendo sua importância. O marketing não é mais feito sobre um produto final, mas sim realizado durante todo o desenvolvimento de um determinado produto. No artigo “ O departamento sumiu!” o autor fala sobre o declínio do departamento no sentido de não existir clareza sobre o seu objetivo e envolvimento nas decisões estratégicas. O fato é que o marketing passa pela empresa toda. Todosa empresa deve estar conscientes da mensagem, dos objetivos e pra quem é dirigido o produto.
O autor não considera necessário a existência do departamento de marketing, porque a administração de produtos pode ser deixada com os engenheiros, a propaganda com a área comercial , a definição do preço e custos com a área financeira. O problema dessa simplificação é não conseguirmos englobar todosos aspectos que estão presentes no relacionamento do produto e serviço com os clientes. Os responsáveis por cada área; como o gerente de produto, financeiro, comercial tendem a buscar soluções apenas em seus próprios departamentos. Com o aumento da concorrência, da variedade de produtos e diversidade dos clientes, é necessário uma coordenação central.
Como exemplo temos o Ipad. O sucessonão vem do departamento de venda ou de desenvolvimento. O sucesso é resultado da integração de todas as etapas; desde a marca do produto, o canal de distribuição, o design, os sistemas embutidos, os serviços, a comunicação até o design da caixa do produto.
O departamento de Marketing deixou de ser um poder centralizado para vender o produto depois de pronto,e passou a ser uma estratégiapresente em todo ciclo de vida do desenvolvimento do produto. O marketing passa a fazer parte do do "negócio do produto" e não apenas a estratégias de vendas comerciais.

Pesquisa

Qual é a estrutura do departamento de marketing na sua empresa?

Aqui trabalhamos com duas frentes e cada uma delas com as seguintes subdivisões de trabalho

Marketing Institucional (do grupo) : Responsávelpela organização de eventos do grupo, pelo Sac e pela Comunicação Interna.

Marketing das marcas :Responsável pelo desenvolvimento das ações de Merchandising, Treinamentos e Gestão de Marca

Eu trabalho nesse momento na divisão: Posicionamento de marca, demandas do mercado, campanhas de lançamento, convenções de vendas, assessoria de imprensa, mídia, ações de ativação, internet,catálogos etc) Ele é o ponto chave para que as outras divisões sejam encaixadas.

Qual é o papel do marketing na empresa? (funções, relação com os departamentos)

Buscamos sempre zelar pela marca, trabalhamos para que ela seja percebida e valorizada pelo nosso cliente (lojistas) e consumidor final. Atuamos nos seguintes targets:

Interno – comunicado interno informando sobreas ações de marketing das marcas; convenções etc

Trade – campanhas de incentivo; pré-venda; feiras

Consumidor final – campanhas; lançamentos; ativações; eventos

Nosso Marketing é muito alinhado com o departamento comercial e de desenvolvimento de produto, onde juntos definimos prioridades, focos de atuação, concentração de força etc.

O Treinamento é outro ponto chave,para que a mensagem que transmitimos para o consumidor final seja bem absorvida pelo trade (vendedores de lojas) também. Ao logo de todo ano treinamos nosso clientes sobre nosso produtos, sobre o posicionamento da marca e tecnologias.

Qual é o futuro da área do marketing dentro da empresa?

Trabalhar para que o Marketing seja dirigido, ou seja, o marketing dirige o consumidor para as...
tracking img