O FIM DA UNIAO SOVIETICA E A FORMACAO DA CEI

353 palavras 2 páginas
O FIM DA UNIAO SOVIETICA E A FORMACAO DA CEI

" O fim da União Soviética e a Formação da CEI - Rússia, Ucrânia e Belarus, as três repúblicas mais importantes da extinta União Soviética, fundaram a CEI, que posteriormente passou a grupardoze das quinze ex-repúblicas soviéticas .

Em 1991, após a desagregação da União Soviética, a Federação Russa iniciou esforços para a criação da CEI. Para a Federação Russa era essencial manterrelações com as outras repúblicas independentes, tanto por interesses militares (pois parte do arsenal nuclear e da frota da extinta União Soviética ficou em território da nações agora independentes)como por questões energéticas (para manter o fornecimento constante dos oleodutos e gasodutos que atravessam várias dessas repúblicas). Essa busca pela hegemonia sobre as antigas repúblicas soviéticasgerou diversos conflitos entre os pró-russos e os pró-europeus.

AS MUDANCAS DA SOCIEDADE RUSSA NOS ANOS 1990

A História da Federação Russa inicia-se com a sua independência após a dissolução da União Soviética em dezembro de 1991. A Rússia era a maior das 15 repúblicas que formavam a União Soviética, acumulava mais de 60% do PIB e mais da metade da população. Os russos dominaram o exército soviético e o Partido Comunista. Assim, a Rússia foi amplamente aceita como o estado sucessor da ex-URSS nos assuntos diplomáticos e torno-se membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Apesar dessa aceitação, a Rússia pós-soviética carecia do poder militar, político e econômico da URSS. A Rússia conseguiu fazer com que as ex-repúblicas soviéticas entregassem voluntariamente as armas nucleares, concentrando-as assim sob o comando da força aérea ainda ativa, mas a maioria do exército e marinha russa foram imersas na confusão em 1991. Antes da dissolução formal da União Soviética, Boris Iéltsin é eleito presidente da Rússia em Junho de 1991 na primeira eleição direta presidencial na história russa. Em outubro de 1991,

Relacionados

  • REALE Miguel
    130280 palavras | 522 páginas