O Fim Da Etnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
O fim da etnologia?
No século XX etnólogos procuravam etnias sem extensões sociais, ou seja, sem mudanças no seu meio, muito acreditavam na extinção dos grupos ou dos povos primitivos, colocandoassim o desaparecimento das etnologias.
As sociedades ditas tradicionais estão sofrendo grandes ataques com as modificações de seu habitat, na sua cultura, e com o poder da transmissão de informação. Comas exigências para o desenvolvimento econômico e controle político de outras sociedades industrializado, havendo assim uma influência cultural de grupos chamados de etnocídios.
Sociedade Moderna eSociedade da Tradição
O sociólogo Americano S.N. Eisenstadt define a modernização como “um processo de mudança em direção aos tipos de sistemas sociais econômicas e políticas”. Estas desenvolveram naEuropa Ocidental e América do Norte desde o século XVIII até o século XIX depois da segunda Guerra Mundial onde os países ficaram divididos em países desenvolvidos e países estagnados.
Conforme omodelo padrão apresentado pelos nortes americanos e europeus, Frederico Taylor acreditava que poderia dirigir do mesmo modo qualquer empresa sem levar em consideração a cultura de seu pessoal. Nessemundo Industrializado em que vivemos as empresas ainda continuam impondo suas regras em nossa sociedade.
Segundo Eisenstadt a modernização acontece fora do seu âmbito de origem esse método e apreciado echamado de progresso. Enquanto a Tradicional é nomeada de arcaica, primitiva ou tradicional.
Para Claud Levi Stratus a sociedade é dividida em “Quente” caracterizada como Inovadora e Desenvolvida.Porém a outra é “Fria” e denominada como Estagnada.
Enquanto os sociólogos fazem estudos especializados das grandes sociedades de maior escala de dimensões a etnologia aparece com o estudo prolongadode sociedades da tradição através de contato com as pessoas face a face.
Ilusões e Desilusões da Modernidade
Com o progresso de inovação na política, na cultura e Social, fizeram uma sociedade...
tracking img