O filosofo santo agostinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O mais profundo filósofo da era patrística e um dos maiores gênios teológicos de todos os tempos foi santo Agostinho, cuja influência plasmou a Idade Média. Nasceu em Tagaste (Numídia), filho de umfuncionário municipal, Patrício, e de Mônica, fervorosa cristã, que a Igreja venera como santa.
1. Como estudante, vivia desregradamente. Contraiu uma ligação – que iria durar até 384, e da qualteve um filho, Adeodato. Em 374, lendo o Hortensius, de Cícero, sentiu-se atraído por uma vida menos sensual e mais dedicada à busca da verdade. Passou a freqüentar as lições dos maniqueus, que lhepareciam propor a autêntica forma de cristianismo, em oposição à doutrina da Igreja, "uma história de velhas". De 375 a 383 estabeleceu-se em Cartago, como professor de eloqüencia, e daí por dianteobteve exercer a mesma função do outro lado do mar, em Milão. Já o inquietavam agora fortes dúvidas sobre a verdade do maniqueísmo. Em Milão, travou conhecimento com o neoplatonismo. Ao mesmo tempo ouviaregularmente os sermões de santo Ambrosio, onde percebia um catolicismo mais sublime do que o imaginado, e lia são Paulo. Um dia, julgando ouvir a voz de uma criança: "Tolle, lege", abriu ao acaso asEpístolas de são Paulo, que tinha ao lado e passou a sentir que "todas as trevas da dúvida se dissipavam". Fez-se batizar no sábado santo de 387, com seu filho e com seu filho Alípio. Pouco depoismorria a mãe, que muito havia orado por sua conversão. Voltando à África, viveu vários anos em retiro de oração e estudos. Em 390, perdeu o filho. Tanta era a fama que granjeara, de ciência e virtudes,que o povo o escolheu para o sacerdócio. Em 395 foi sagrado bispo no pequeno porto de Hipona.

Ali então desenvolveu a intensa atividade teológica e pastoral, dando máxima expressão a seus dotesextraordinários no plano da especulação, da exegese e da penetração psicológica da alma humana. Lutou contra as heresias da época, o maniqueísmo, o donatismo, o arianismo e o pelagianismo. Morreu...
tracking img