O filme “wall street – o dinheiro nunca dorme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
*Por Antonio De Julio
O filme “Wall Street – O dinheiro nunca dorme”,é uma continuação do filme “Wall Sreet – Poder e cobiça”, lançado em 1987, ambos dirigidos pelo diretor Oliver Stone, e querendeu o Oscar a Michael Douglas no primeiro filme.
Nessa continuação, o especulador Gordon Gekko (Douglas) sai da cadeia após cumprir pena de 8 anos por crimes no mercado financeiro e encontra o mundo abeira da grande crise econômica que ocorreu em 2008, a “crise dos subprimes”, que obrigou o governo dos Estados Unidos a injetar centenas de bilhões de dólares nos bancos para evitar uma crise igualcomo foi a grande crise de 1929.
Uma parte interessante do filme, logo no início, é quando Gekko vai a uma universidade palestrar para alguns alunos, e alerta para o grande Tsunami financeiro queestá por vir, mas poucos dão atenção a ele. Ele cita a ganância como principal fator que estava fazendo o mercado de títulos hipotecários de imóveis dispararem e as consequncias que isso traria para osEUA.
Resumidamente, a crise subprime foi uma crise detonada pela excessiva especulação sobre ativos de alto risco que foram financiados por empréstimos bancários, incluindo empréstimos hipotecários àcompra de casas residenciais e aluguéis e compras de carros por meio de cartões de crédito.
Créditos concedidos muitas vezes a clientes sem comprovação de renda e sem histórico de reputação de “bompagador” (o famoso cadastro positivo, que está para ser implantado no Brasil). Com o excesso de crédito disponível, o mercado imobiliário disparou.
Os americanos além do acesso fácil ao dinheiro dosbancos, também podiam refinanciar suas casas, isto é, achando que os preços dos imóveis iriam aumentar “para sempre”, mal estavam pagando suas casas já as refinanciavam e o pior, compravam maisimóveis e com o dinheiro que sobrava da negociação iam para o shopping fazer compras.
Porém, a “bolha” estourou e o preço das casas começou a cair. Muitas famílias não conseguiam pagar suas hipotecas e...
tracking img