O filme escola da vida e o texto o que se pretende no ensino de história.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O presente trabalho tem como objetivo observar a rara Síndrome de West, estabelecendo uma relação entre a teoria e a prática, principalmente no que diz respeito ao dia-a-dia da família e da portadora da Síndrome. Para a construção do mesmo, uma obra foi de extrema importância como embasamento teórico, Darwin e os grandes enigmas da vida (Stephen Jay Gould).
O temacentral desta obra é a teoria da seleção natural, criada por Darwin no século XIX. Este elegante produto do gênio humano - que Gould equipara à produção de Newton e de Freud - desvendou a história da vida em nosso planeta. Aqui na Terra, em aproximadamente 3 bilhões de anos, a mãe Natureza fez com que os seres vivos surgissem, gerassem descendentes e, com o passar do tempo, se transformassem. A regraque norteou as mudanças nos seres vivos foi: "aqueles mais favorecidos pelo meio ambiente sobreviveriam e se multiplicariam". Mostrando-se uma mãe rigorosa, aos seus filhos inadaptados, a Natureza relegou o caminho da extinção. Esta longa história culminou com o surgimento, nos últimos 8 milhões de anos, de um primata metido a besta que, apesar de uma ou outra ameaça de explodir a Terra combombas nucleares, tem levado vantagem como animal. Diz o próprio Gould: "a Natureza criou todos esses animais e plantas e, então, orgulhosa, deu consciência ao homem para que este pudesse apreciar sua criação."
Darwin e os Grandes Enigmas da Vida aborda temas como a história da Terra, a relação entre o tamanho do homem e sua inteligência, o mau uso da evolução para sustentar o racismo e o próprioprocesso de Darwin apresentar seu maior trabalho A Origem das Espécies.
Para realização deste foi realizada uma visita no ambiente familiar, onde pudemos ver a portadora da Síndrome, assim como também fazer uma entrevista com seus parentes.
A Síndrome de West deve seu nome ao autor de mesmo nome que em 1841 descreveu pela primeira vez essa "forma peculiar de convulsão infantil"que é o espasmo em flexão associado ao retardo mental. Trata-se de entidade clínica rara, e constitui 2,4% de todas as epilepsias.
A etiologia dos espasmos infantis está associada a diversos fatores, dentre eles: genéticos, teratogênicos, pré-natais, pós-natais e fatores adquiridos. Diversas teorias para o desenvolvimento dos espasmos infantis têm sido pesquisadas, incluindo auto-imune,disfunção cerebral e micro displasia cortical.


Justificativa


Atualmente a genética vem desempenhando um papel importante e crescente em todas as áreas ligadas a saúde, sendo que já é possível identificar mutações gênicas e anomalias cromossômicas antes mesmo de ocorrer a implantação do embrião humano ou o nascimento do feto. As causas subjacentes de várias síndromes e distúrbiosgenéticos vêm sendo identificadas, e possíveis estratégias de tratamento encontram-se em desenvolvimento, para isso pesquisas e exames na área da genética buscam a solução ou em parte a descoberta das causas de determinadas síndromes, como é o caso da síndrome de West.
Diversas síndromes estavam disponíveis para pesquisa, escolhemos a presente, por ser uma anomalia rara e repleta deinformações interessantes e curiosas.
A síndrome de West recebeu esse nome em homenagem ao médico inglês William James West (1793-1848) que foi quem primeiro descreveu a síndrome em 1841. É relacionada com a idade, geralmente ocorrendo entre o terceiro e o décimo segundo mês, manifestando-se com freqüência no quinto mês. Possui diversas causas, sendo geralmente causada por disfunções orgânicasdo cérebro cujas origens podem ser pré-natais, perinatais (causadas durante o nascimento) ou pós-natais. A sua prevalência é de cerca de 1 em cada 4000 ou 6000 nascimentos e estatisticamente os meninos são mais afetados que as meninas numa taxa de dois meninos para cada menina (2 para 1).
Ao decorrer do presente trabalho buscamos entender as causas e sintomas existentes no portador da...
tracking img