O FIGURINO NA CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM NO CINEMA DE PEDRO ALMODÓVAR: UM ESTUDO DAS DUAS PERSONAGENS PRINCIPAIS DO FILME KIKA

5045 palavras 21 páginas
O FIGURINO NA CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM NO CINEMA DE PEDRO ALMODÓVAR: UM ESTUDO DAS DUAS PERSONAGENS PRINCIPAIS DO FILME KIKA
Lisiane da Silveira Alves1
Marcelo Oliveira da Silva2

RESUMO
Este trabalho investigou o figurino na composição dos personagens no cinema de Pedro Almodóvar. Pela análise de personagens femininos buscou-se demonstrar que o figurino é parte integrante de uma produção cinematográfica, auxiliando os atores na construção dos personagens do filme. A pesquisa apresenta a relevância dos figurinos como parte integrante da produção fílmica de Almodóvar, tendo sido selecionado para análise o figurino do filme Kika de 1993, com criação dos estilistas Gianni Versace e Jean Paul Gaultier. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, tendo sido feita uma extensa investigação em livros e artigos sobre o cineasta espanhol. Outra fonte pesquisada foram os sites da área de cinema e comunicação que apresentam vasto material sobre o cineasta. O trabalho foi dividido em tópicos para auxiliar na análise: a vida do cineasta, as características do seu trabalho no cinema, as musas que o inspiraram e o seus figurinos.

Palavras-chave: Mulheres; Figurino; Cinema Espanhol; Pedro Almodóvar.

1 INTRODUÇÃO

O cinema de Pedro Almodóvar sempre retrata figuras femininas, suas mulheres são fortes, cheias de melodramas e bastante reais. Hidalgo (2007, p.140) aponta que na obra de Almodóvar “o melodrama se submete e se adapta a um universo muito próprio e principalmente a um sentido de humor muito característico”.
O estilo de almodóvar é único, e traz para a tela toda a personalidade do cineasta. As primeiras cenas de um filme dele, as cores, o cenário rapidamente o identificam. As estórias têm um enredo bastante forte, dramático, as vidas dos personagens se entrelaçam de várias maneiras e seus filmes quase sempre têm um final inesperado.
As estórias escritas pelo cineasta trazem figurinos que tornam seus personagens extravagantes. A mistura destas

Relacionados

  • Estratégias narrativas de pedro almodóvar para o descongestionamento do olhar
    29756 palavras | 120 páginas
  • face
    46710 palavras | 187 páginas
  • Anais Encontro Cientficio 2014
    171724 palavras | 687 páginas
  • Sexualidade
    86371 palavras | 346 páginas