O feudalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O AR
Dorinete
Josilânia1
Marta1
Patrícia1
Maria Odete Calheiros Pena

RESUMO:
Este artigo tem como objetivo geral analisar criticamente o ar, a coleta de dados foi realizada através de pesquisa bibliográfica prévia. Após uma breve introdução, será explicitada a revisão de literatura realizada que teve como objetivo levantar informações gerais sobre a utilidade do ar, a composição doar, o ar em movimento e a poluição do ar. Em seguida, os resultados desse processo serão discutidos, analisados e criticados, buscando-se relacionar o que foi encontrado com a respectiva teoria, o que permitirá a compreensão das considerações finais.

Palavras-chave: Ar, Utilidade, Composição, Poluição.

ABSTRACE:
This article aims at analyzing critically the air, the data collection wasperformed by previous literature. After a brief introduction, will be outlined a literature review conducted that aimed to raise general information about the utility of air, the composition of air, the air moving and air pollution. Then, the results of this process will be discussed, analyzed and criticized, seeking to relate what was found with its theory, which helps us to understand the finalremarks.
Keywords: Air, Utility, Composite, Pollution.


INTRODUCAO
Neste trabalho abordaremos sobre o ar e suas características tais como: sua utilidade, sua composição, seus movimentos e a poluição.
Podemos observar que a Terra está envolvida por uma camada de ar invisível, de onde os seres vivos retiram o oxigênio para a sua respiração e as plantas absorvem o gás carbônico para a produção dabiomassa. O ar é um elemento importante do ecossistema, pois seu uso é obrigatório e contínuo e, através dele, ocorrem todos os processos vitais na superfície da Terra, também todos os fenômenos climatológicos da atmosfera. Por isso, é fundamental para a manutenção da vida de todos os seres
O ar que hoje nos rodeia caracteriza outra atmosfera bem diferente daquela, em especial, por conter umcomponente novo, inexistente nesses recuados tempos, o oxigênio, gás indispensável à grande maioria dos atuais seres vivos. Dada a sua grande reatividade química, o oxigênio não teria possibilitado a aparição da vida nas suas formas mais elementares.
O ar é o resultado de uma mistura complexa de vários elementos que constituem a atmosfera da Terra. Seus componentes variam de lugar para lugar e de umdia para o outro, e sua importância está relacionada com a proteção da Terra contra a ação direta dos raios solares, com a manutenção da temperatura, que permite a vida, e ainda com o fornecimento do gás carbônico para a fotossíntese e do oxigênio para a respiração.
O vento é um fenômeno meteorológico formado pelo movimento do ar na atmosfera. O vento é gerado através de fenômenos naturais como,por exemplo, os movimentos de rotação e translação do Planeta Terra.

Existem vários fatores que podem influenciar na formação do vento, fazendo com que este possa ser mais forte (ventania) ou suave (brisa). Pressão atmosférica, radiação solar, umidade do ar e evaporação influenciam diretamente nas características do vento. Em regiões mais altas, como no alto de montanhas, por exemplo, o ventocostuma ser mais forte, pois não há interferências das construções. O vento é muito importante para o ser humano, pois facilita a dispersão dos poluentes e também pode gerar energia (energia eólica).
A maior parte da poluição do ar é produzida como resultado da queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Esses combustíveis foram formados durante milhares de anos a partir de plantase animais mortos
A seguir explicitaremos a fundamentação teórica de acordo com os objetivos propostos.
1. FUNDAMENTACAO TEORICA
1.1 A UTILIDADE DO AR
O planeta terra esta envolvido por uma grande camada de ar. Ele vive mergulhado em um oceano de ar, e dele os seres vivos retiram o oxigênio durante a respiração. Portanto, ele também é um elemento indispensável na vida do homem.
Atmosfera...
tracking img