o feudalismo, Ilario Franco Jr

2893 palavras 12 páginas
O Feudalismo
Hilário Franco Jr.
A Gênese
O contexto de surgimento do feudalismo tem início no séc. III com a crise do Império Romano e se concretiza aproximadamente no séc. X, após o desmembramento do Império Carolíngio. Para compreender seu processo de surgimento e consolidação examinaremos sete de seus aspectos mais importantes.
1. A ruralização da sociedade. A crise do Império Romano provocou algumas alterações na sociedade romana. Dentre elas estão a decadência do comércio (principal atividade econômica romana), a dificuldade em se conseguir escravos, a diminuição demográfica e a violência nas cidades. Esses fatores contribuíram para o abandono das cidades por parte dos mais ricos em direção ás suas grandes propriedades de terra. Tais terras eram divididas em duas partes, a reserva senhorial e os lotes camponeses. Os indivíduos que vinham trabalhar nas terras recebiam os lotes camponeses de onde tiravam seu próprio sustento e deviam pagar certa parcela do que produziam para o senhor, além de prestar serviços obrigatórios na reserva senhorial sem remuneração alguma e com toda a produção de tal reserva destinada ao senhor. Os senhores garantiam a produção, enquanto os trabalhadores garantiam proteção e sustento. Os trabalhadores destas terras poderiam ser escravos ou homens livres, porém, após receberem as terras ficavam presos á elas por toda a vida, não podendo deixá-las nem ser privados delas. Estes novos trabalhadores eram denominados colonos.
2. Enrijecimento da hierarquia social. Antes do surgimento do colonato, a diferenciação social baseava-se na liberdade. Após esta nova categoria social, a condição econômica e participação nos assuntos estatais passaram a ser decisivas. Algum tempo depois, a vitalidade e hereditariedade das funções acabaram com a antiga mobilidade, acabando com as camadas intermediárias da população e acentuando as diferenças entre a aristocracia e os dependentes.
3. Fragmentação do poder central. Com o fim do Império

Relacionados

  • indefinido
    15012 palavras | 61 páginas