O ferudalismo

576 palavras 3 páginas
FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS SANTA MARCELINA
História

FRANCO JÚNIOR, Ilário. O Feudalismo. 4 ed, São Paulo: Brasiliense, 1986.

Resumo do livro O Feudalismo de Ilário Franco Júnior.

O autor inicia sua obra fazendo uma delimitação territorial (Europa Ocidental) e temporal (séculos X-XIII) da mesma. Afirma que a formação do feudalismo se deu a partir do declínio do império romano e das invasões germânicas.
Franco Júnior apresenta sete aspectos mais importantes, segundo ele, para o processo de gestação do feudalismo:
1. Ruralização: a crise romana se deu mais nitidamente nas cidades, por isso os ricos se refugiaram nas zonas rurais, onde encontrariam segurança e adquiririam todo o necessário para sua sobrevivência. Surge então a necessidade da mão-de-obra a qual uniu o interesse dos proprietários, do Estado e dos mais humildes.
2. Enrijecimento da hierarquia social: o contexto histórico fez com as camadas sociais fossem cada vez mais se distanciando, os ricos iam cada vez mais aumentando seu poderio fazendo dos pequenos trabalhadores livres seus súditos através de dívidas e prendendo-os à terra, não havendo, portanto, possibilidades de mudança social.
3. Fragmentação do poder central: com a ruralização os latifundiários tenderam à autossuficiência, além do mais as dificuldades de comunicação foram dificultando ainda mais a administração sobre um território tão vasto. Além do mais havia o beneficium e a immunitas que colaboravam com o enfraquecimento do poder real.
4. Desenvolvimento das relações de dependência pessoal: no período de incertezas e constantes ataques grupos menores em busca de proteção entregavam suas terras a um grande proprietário enquanto este ia aumentando seu poder e gerando a dependência pessoal. Surge a vassalagem que representa não só a dependência entre súditos e senhor, mas também entre homens livres.
5. Privatização da defesa: o que mais motivou a privatização da defesa foram os ataques vikings, sarracenos e

Relacionados