O FEN MENO BULLYING resumo

588 palavras 3 páginas
O FENÔMENO BULLYING E AS SUAS CONSEQÜÊNCIAS PSICOLÓGICAS
Cleodelice Aparecida Zonato Fante - Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Ilhas Baleares, Espanha. Pesquisadora do Bullying Escolar. Autora do Programa Educar para a Paz. Conferencista. (cleofante@hotmail.com)*

O que é?
Um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotado por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento: Insultos, intimidações, apelidos cruéis e constrangedores, gozações que magoam profundamente, acusações injustas, atuação de grupos que hostilizam, ridicularizam e infernizam a vida de outros alunos, levando-os à exclusão, além de danos físicos, psíquicos, morais e materiais.
Podem acarretar conseqüências graves ao psiquismo de suas vítimas e envolvidos.
Ocorre em vários outros contextos: escolar, família, Forças Armadas, trabalho (assédio moral), asilos de idosos, prisões, enfim onde existem relações interpessoais.
Identifica-se e classificam-se os tipos de papéis sociais desempenhados pelos seus protagonistas: a) vítima típica; b)vítima provocadora; c) vítima agressora; d) agressor e E)espectador.

Causas:
Devem ser vislumbradas no contexto econômico-social atual, assim como no histórico familiar dos envolvidos.
SMAR - Síndrome de Maus-tratos Repetitivos: O portador dessa síndrome possui necessidade de dominar, de subjugar e de impor sua autoridade sobre outrem, mediante coação; necessidade de aceitação e de pertencimento a um grupo; de auto-afirmação, de chamar a atenção para si. Possui ainda, a inabilidade de expressar seus sentimentos mais íntimos, de se colocar no lugar do outro e de perceber suas dores e sentimentos.
Sintomatologia: irritabilidade, agressividade, impulsividade, intolerância, tensão, explosões emocionais, raiva reprimida, depressão, stress, sintomas psicossomáticos, alteração do humor, pensamentos suicidas.

Conseqüências – São graves e abrangentes
Para as vítimas:
Escola: o desinteresse pela escola,

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas