O feminismo e sua luta no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O feminismo e sua luta no Brasil

O feminismo no Brasil surgiu no século XIX. As primeiras manifestações desafiaram ao mesmo tempo a ordem conservadora que excluía a mulher do mundo público,como por exemplo: voto e outros direitos de cidadã.
Durante um grande espaço de tempo, alguns juristas tentaram legalizar o voto feminino, com ou sem o consentimento do marido.
Em 1891, amulher ainda tinha o direito de voto, mas numa última versão da lei, esse direito foi abolido.
Alguns momentos históricos desta época foram importantes no avanço da luta das mulheres, entre outros,as greves de 1917, em 1922 o surgimento do Partido Comunista do Brasil e, nesta mesma data, a realização da Semana de Arte Moderna em São Paulo.
Em 1922, Berta Lutz, fundou a Federação Brasileirapelo Progresso Feminino, que lutava pela causa.
Rio Grande do Norte e Minas Gerais foram Estados pioneiros no país a legalizar o voto feminino.
Por volta de 1927, a Constituição Brasileiracomeçou a dar prosseguimento a aprovação de leis que favorecem o direito das mulheres.
Porém, a luta continua. Milhares de mulheres ainda são agredidas diariamente no Brasil.

Lei Maria da PenhaA lei de número 11.340 foi decretada pelo congresso nacional e aprovada pelo ex-presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva no dia 7 de agosto de 2006.
A introdução da lei é a seguinte:“Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminaçãocontra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; alterao Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.”

Algumas mulheres que marcaram o movimento
Dilma Rousseff (1947) é uma política e economista...
tracking img