O feedback como ferramenta empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O FEEDBACK COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Karen Cristina Barreto Trovão Rodrigues¹
Thaline Rabelo Simões Martins²
Gicélia Silva Rojas³
RESUMO

Este trabalho tem por desígnio abordar o tema feedback, demonstrando sua importância na comunicação interna das empresas, que torna eficaz as relações de trabalho e as dificuldades encontradas para inserção da mesma no cotidiano empresarial.Neste mesmo propósito busca enfatizar a necessidade de aplicar esta ferramenta tão falada e pouco utilizada pelos gestores como método de melhoria não só dos colaboradores em si, mas em especial dos gestores que deixam a desejar nesse aspecto, já que ela irá incrementar uma dinâmica de constante movimento em relação à mudança e aperfeiçoamento, buscando desenvolver esta habilidade para tirarproveito de situações críticas e desfrutar das situações de sucesso nos relacionamentos empresarias.

Palavras-Chave: Comunicação. Feedback. Relacionamentos.

ABSTRACT

This work has addressed the issue by design feedback, demonstrating its importance in internal communication companies, which effectively makes the relations of work and the difficulties encountered in the same insertion in the dailybusiness. In this same purpose seek to emphasize the need to apply this tool so little spoken and used by managers as a method of improving not only the employees themselves, but especially those managers who are lacking in this aspect, since it will enhance a dynamic of constant movement in relation to the change and improvement, seeking to develop this ability to take advantage of situationscritical situations and enjoy success in entrepreneurial relationships.

Keywords: Communication, Feedback, Relationship

__________________________________________________________________________________________
¹ Graduada em Administração pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, pós graduanda em Administração e Marketing Empresarial pelo Centro de Pós Graduação Montenegro – Pólo Itacoatiara.
²Graduada em Gestão Financeira pela ULBRA, pólo Itacoatiara, pós graduanda em Administração e Marketing Empresarial pelo Centro de Pós Graduação Montenegro – Pólo Itacoatiara.
³ Mestre em Educação, graduada em Pedagogia e Administração escolar.

INTRODUÇÃO

A comunicação sempre foi uma ferramenta de integração entre as pessoas e as diversas atividades realizadas diariamente, principalmente nasempresas. A frente das exigências do mundo dos negócios é imprescindível que a comunicação ocorra de forma eficaz e ordenada, ocasionando organização e confiança dentro e fora das instituições.
Um ambiente empresarial produtivo compreende não apenas da qualidade dos produtos, serviços e tecnologia, mas também da qualidade dos relacionamentos que a organização desenvolve para com seus públicos. Acomunicação interna visa criar um ambiente no qual informação, conhecimento e competência sejam valorizados, estimulando o comprometimento, confiança, orgulho e o auto-desenvolvimento.
Atualmente, a avaliação de desempenho deixou de ser vista como um recurso puramente operacional, para assumir uma função estratégica da administração de pessoal em organizações modernas. Devido a mudanças atuaisocorridas no plano econômico e social, as organizações inovaram seus processos de trabalho, diminuíram o quadro de pessoal e, daqueles que hoje compõem sua força de trabalho, é esperado um desempenho bem diferente do anterior.
Um dos aspectos mais relevantes quando se fala em comunicação é o Feedback, ferramenta utilizada para levar ao outro informação do que ele próprio está fazendo, seja ela boa ouruim.
O feedback constitui-se em uma forma de comunicação feita por pessoas com o único propósito de repassar a percepção dos outros em relação a comportamentos, atitudes e ações. Partindo daí é possível levar ao conhecimento de cada um o quanto seus comportamentos e atitudes estão afetando aos demais, seja individual ou coletivamente (BEE & BEE, 2000). Trata-se, então de um mecanismo que,...
tracking img